Como chutar melhor no futebol é uma pergunta que possui diversas respostas. No entanto, temos que concordar que independentemente de qualquer coisa  –  um bom chute é inesquecível.

Quando estavámos pesquisando sobre chutes que marcaram a história do futebol, nos deparamos com o gol, aos 27 minutos do segundo tempo no jogo com o Peru,  o qual classificou o Brasil para a disputa da Copa do Mundo de 1958, na Suécia.

A bola chutada por Valdir Pereira dos Santos, o Didi,  foi quase da intermediária. Passou por cima da barreira formada a uma distância de 10 metros. Se a trajetória continuasse a mesma, iria para fora do campo.

No entanto, inesperadamente, a bola fez uma curva no ar. Começou a perder força e pegou o goleiro de surpresa – sem tempo hábil para reagir. Caiu suavemente no meio da rede.  Faz apenas 41 anos e esse chute ainda é lembrado.

Aprenda a técnica indicada para você chutar melhor no futebol

Essa técnica é conhecida como folha-seca e era uma grande especialidade do meia direita da seleção brasileira campeã de 58.

Chutar melhor no futebol pode ser o seu grande diferencial na partida. Você pode criar um estilo próprio ou ainda desenvolver uma técnica que pode ser a sua especialidade. Como o Didi.

Por isso, aqui, vamos mostrar rapidamente alguns exercícios e dicas de como chutar melhor no futebol. A ideia é que com essas orientações básicas, você consiga aprimorar consideravelmente seu desempenho e descobrir qual a técnica indicada para você.

Claro que para desenvolver uma habilidade física é necessário muito treino. Mas com dedicação, tudo é possível.

Como chutar melhor no futebol: levante a cabeça

Muitas pessoas preocupam-se em manter os olhos fixos em direção a bola para depois, chutá-la. E esquecem de um detalhe básico: levantar a cabeça e dar uma olhada no campo à sua frente. Para isso, a uma técnica (que na verdade funciona mais como uma dica) é justamente essa.

Por isso, concentre-se o máximo possível no lugar onde você deseja que a bola vá. Aproveite, preste atenção no posicionamento dos outros jogadores e utilize essas informações para ajustar o chute ou o passe.

Vale a pena lembrar que alguns jogadores profissionais conseguem chutar sem levantar a cabeça. Mas isso é devido a experiência de jogo. Com a prática, eles desenvolvem uma noção de posicionamento dentro do campo de futebol.

Uma forma de descobrir seu mapa de calor e seu posicionamento em campo é monitorando o desempenho do seu futebol por meio de tecnologia, como com o app Joga.

CONHEÇA O APP JOGA

 

Como chutar melhor no futebol: mude os estímulos

Outra orientação é variar/mudar os estímulos. Manter a cabeça acima da bola resulta em um chute mais forte. Afaste-se três a quatro passos, caminhe em direção a bola e treine um chute de cobertura.

Chute com a direita e depois com a esquerda. Tente acertar todos os quatro cantos do gol. Essa alternância de estímulo é fundamental para o seu sistema nervoso e os seus músculos adaptarem-se.

E caso você não acerte com frequência, não se desespere. Mantenha o foco e não deixe que qualquer coisa ou pessoa atrapalhe o seu treino. Seja paciente e tente controlar as suas frustrações.

Como chutar melhor no futebol: use a tecnologia a seu favor

Os avanços tecnológicos permitem que o público aprecie os jogos da melhor forma possível e, na maioria das vezes, ainda assegura que os juízes possam tomar decisões mais assertivas.

Além disso, a coleta e análise de dados performáticos impactam diretamente no treino, no desempenho e garantem a evolução do futebol como um todo.

Por exemplo, o chute é fortemente prejudicado com o desgaste físico e quando estamos cansados é normal não posicionarmos muito bem.

Você demora para chegar no lance, o pensamento fica mais lento e falta força para o chute. Por isso, é importante ficar constantemente atento à intensidade versus volume.

*

Uma das formas de mensurar seu desgaste físico é analisar seus dados performáticos em campo. O autoconhecimento é uma ferramenta para alcançar uma performance de qualidade. Como dissemos acima, você consegue fazer isso por meio do aplicativo da Joga.

A mente e o corpo estão interligados e o que acontece em um pode acontecer no outro e vice-versa. Por isso que o futebol é uma maneira interessante de trabalhar a consciência que temos de nós mesmos. Não saber nada sobre como é seu real desempenho no jogo afeta a qualidade da sua partida.

Pense em como você poderia melhorar sabendo qual foi a sua distância percorrida, a consistência tática, o desgaste e o ritmo durante o jogo? Ter consciência dessas informações, além de motivar, podem te levar a alcançar excelentes resultados físicos e táticos.

O Joga é sua comissão técnica. Entregamos sua avaliação de desempenho no campo, na quadra ou no society. Agora você conta com um monitoramento ainda mais completo usando seu smartwatch, wearable ou relógio inteligente.

CONHEÇA O APP JOGA