Temos sempre o desafio de responder para nossos usuários (e leitores) como aprender a jogar futebol depois de velho. 

E a primeira coisa que gostamos de deixar bem claro é que nunca existe tarde demais para começar no esporte mais popular do mundo. Nem velho demais, nem passou da hora, nem perdi o momento e agora não dá mais.

Todo momento é momento de começar a jogar futebol. E enganam-se áqueles que acham que sabem o suficiente simplememente porque jogam bola desde pequenos.

Assim como a vida, futebol é um aprendizado constante e muitas pessoas não sabem sequer qual o seu posicionamento em campo mesmo com anos de boleragem nas costas.

Por isso que se você quer começar a jogar bola agora, depois dos 30, 40, 50, a primeira dica que damos é: conheça seu estilo de jogo.

Se entender a importância disso, acredite, você já está bem na frente de muita gente, mesmo daqueles que jogam bola desde moleque.

Ficou curioso? Vamos falar mais sobre isso mais adiante. Mas antes, gostaríamos de salientar que uma das maneiras de melhorar seu futebol é monitorando seu desempenho por meio de tecnologia.

E uma das formas de fazer isso a baixo custo é baixando o app da Joga que além de ser gratuito foi desenvolvido para democratizar o acesso aos dados de desempenho e ajudá-lo a transformar-se, dia após dia, no craque que você nasceu para ser.

Como aprender a jogar futebol depois de velho? Ainda dá tempo

 

Quem estava vivo na Copa do Mundo de 2002 lembra da polêmica envolvendo a convocação do Romário. Afinal, dá ou não dá para confiar em um jogador com 36 anos? Foi um cisma nacional.

Bom, não pode-se negar que o auge físico de um jogador ocorre dos 20 aos 30 anos. Mas o que dizer então de alguns exemplos histórico do futebol mundial?

O ponta-direita Stanley Matthews tinha 48 anos quando foi eleito o craque do ano em 1963. O camaronês Roger Milla tinha 42 anos quando jogou a Copa de 94. E sem contar em exemplos mais recentes como  a jogadora Formiga que aos 41 anos ainda registrou uma média de 10.5 km por partida.

Ok, ok, depois dos 30 a perda muscular começa a ser notada, principalmente, nos  lances e nos movimentos que dependem de explosão muscular. As chances de lesão também crescem, afinal, com menos massa muscular as articulações ficam mais vulneráveis.

Beleza, nesse momento você deve estar achando bem impossível responder a pergunta de ‘como aprender a jogar futebol depois de velho‘.

Foi proposital a contextualização para mostrar que ainda existe luz no final do túnel.

Segundo especialistas ‘nenhum jogador que treine adequadamente precisaria se aposentar antes dos 40 por falta de fôlego’. A explicação para isso está no fato de que a resistência física depende mais do coração do que da força das pernas.

Ou seja, como a força e a resistência física não regridem na mesma velocidade, a vida útil do jogador pode ser prolongada. Principalmente, se estiver em uma posição favorável para isso.

Pois é!! Se você sente-se velho para começar a jogar futebol, fica aqui a dica de ouro! Conheça seu posicionamento dentro do campo e, se achar que faz sentido, escolha posições como laterais e meias.

Tá bom que os laterais e meias são exigidos em relação a resistência física, porque percorrem, em médida, 12 km em uma partida contra 8 km de atacantes e zagueiros.  No entanto, os piques são cerca de 50% a menos nessas posições em que o fundamental é a força muscular, justamente a aptidão física perdida mais cedo pelo corpo humano.

Por isso, uma das respostas para como aprender a jogar futebol depois de velho é justamente essa. Laterais e meio-campistas, teoricamente, tendem a durar mais. Tente começar por ai.

Além disso, queremos ressaltar o fato de que a técnica é um dos grandes trunfos dos veteranos no futebol.

Dentro de campo, a condição física não é tudo.

Quando falamos de atletismo, por exemplo, se o sujeito começa a perder força muscular (e velocidade) não tem como buscar um atalho cortando o caminho entre as raias.

Já no futebol, a qualidade técnica, quando bem usada, pode realmente servir para driblar o tempo. O atacante, Müller, quando surgiu no São Paulo, no início dos anos 80, era conhecido por ser um jogador de explosão e velocidade.

Maaas com o tempo foi perdendo essa característica. Quando chegou à Seleção na Copa de 86, soube usar a qualidade técnica para não ser prejudicado e investiu mais no posicionamento em campo, na capacidade de proteger a bola e antever as jogadas.

Por isso, conhecer seu futebol pode te ajudar a responder a pergunta ” Como aprender a jogar futebol depois de velho”. Ainda bem que a tecnologia existe para ajudá-lo nessa missão. E melhor ainda que a Joga possui um app gratuito para que você conheça profundamente seu estilo de jogo.

Acredite, dá. Terminamos esse post com uma célebre frase do Romário da época da polêmica da convocação de 2002. “Desde os 28 anos penso em parar todo fim de ano. Mas me sinto bem, hoje sou um jogador mais inteligente, conheço melhor o campo”.

Conhecer o campo é tudo, peixe.

O que acha de baixar o Joga? Estamos presentes tanto na GooglePlay (Android) quanto na AppleStore (iOS). Você terá todos os dados em mãos para poder incentivar o seu time a jogar todas as semanas.

CONHEÇA O APP JOGA