Quando pensamos em “como melhorar meu drible” logo vem à cabeça aquelas jogadas maravilhosas de Ronaldinho Gaúcho, Neymar e outros gênios. Todo mundo sabe que drible é improviso, irreverência, desconcerto… Bem aventurados são aqueles que nascem com o dom natural, da ginga e da cintura solta.

Quando vemos craques como Garrincha, Ronaldinho Gaúcho ou Neymar Jr.  fica evidente de que não existe limites para a criatividade tratando-se de drible. No entanto, nós, pobre mortais, temos que treinar muito para aprender a dar um bom drible.

Mas acredite, tem como treinar e aprimorar essa habilidade.

Aqui nesse conteúdo, vamos mostrar algumas dicas e orientações para aquela caneta ou rolinho sair com mais frequência. Também para que você consiga entortar seus adversários e, claro, tirar aquela onda na resenha pós jogo.

Como melhorar meu drible?

Há sempre uma grande polêmica acerca de quem dribla melhor: Messi, por ser algo mais “natural” ou CR7 compensa esse fator com muito, mas muito, treinamento. Então, se até o craque do Real Madrid se dedica nos treinamentos para chegar ao topo, você também pode aprimorar suas habilidades e ser o destaque no seu time!

A menos que você tenha nascido com o dom do Messi. Ai pode ser que não. Para todos os outros efeitos, essas dicas de treino podem ajudar.

1.Aprenda com quem sabe

Aprender algumas técnicas como melhorar meu drible é importante observar quem manja. É fundamental assistir os vídeos dos jogadores profissionais carregando e fazendo jogadas com a bola.

Vejam como eles fazem e tente copiar. Analise com eles se portam em campo. Observe como manter a cabeça erguida para não trombar com outro jogador ajuda no desempenho.

Como fazer um passe para outro jogador com a  parte externa do pé ajuda. Ou ainda como é importante executar bem os fundamentos de domínio de bola com ambos os pés.

E ainda observar que antes de driblar mais rápido, os jogadores observam se existe alguém para dar um passe.  Algumas pessoas acham que é necessário driblar sempre, mas vale a pena ressaltar que os dribles são bons recursos para algumas ocasiões com a função de criar oportunidades de passe e chute.

2. Abrace sua solidão

como jogar futebol depois de velho?

Próxima vez que você se perguntar “como melhorar meu drible”,  você precisa preparar-se e acostumar seu corpo com determinamos movimentos que não está apto a fazer. O seu cérebro pensa de uma maneira, mas seu corpo definitivamente pensa de outro.

No YouTube encontramos algumas aulas com exercícios para iniciantes que servem para qualquer nível de drible e até videoaulas com movimentos mais complexos.

São simulações de situações de jogo que requerem resposta ágil e tomadas de decisão rápidas. A vantagem desse tipo de treinamento focado para dribles é que você não precisar estar necessariamente em um campo de futebol.

O que você necessita é de uma bola, uns poucos metros de espaço e uma parede, que servirá como um “companheiro de time”. Treinar sozinho é excelente para colocar em prática todos os ensinamentos que você adquiriu e o melhor, no seu tempo, da sua maneira.

Acredite em nós: os maiores craques do futebol também treinaram dribles no futebol contra um zagueirão imaginário.

3. Repita. Muitas vezes.

Aquele velho ditado que diz : “a prática leva à perfeição”, aqui vale em dobro. Sim, não há recompensa sem trabalho, sem suor, sem repetição. Separamos ainda mais algums dicas de treino para quanod você pensar em “como melhorar meu drible na próxima pelada”, tenha ao menos algumas respostas.

Carregue a bola num campo: treine em um campo grande, onde você poderá treinar piques à medida em que aperfeiçoa o controle de bola utilizando a ponta do pé. Isso também serve na hora de tocar levemente na bola.

Treine o controle de bola em alta velocidade: nesse item, a ideia é carregar a “pelota” correndo, mas sempre sem perder o controle.

Carregue a bola através de cones: coloque cinco cones, com distância de mais ou menos 90 cm ou ainda com um pé. Lembre-se de fazer o movimento “zigue-zague” – principalmente por entre eles.

Treine passar pelos cones utilizando ambos os pés: fazê-lo exige o uso da parte interna do peito dos dois pés.

4. Confiança

A frase escrita na chuteira de Neymar “Ousadia e Alegria”, diz muito sobre como é a maneira dele jogar futebol.O craque brasileiro tem o drible como sua arma secreta e não importa se na primeira vez, o zagueiro lhe tome a bola. Vai e arrisca de novo. Isso tem nome: confiança.

Talvez seus dribles não estejam saindo como você quer por falta de confiança. Ela tira a sua vontade de arriscar algo novo, de ousar na frente do zagueiro. Esse é um fator preponderante no desempenho de um jogador. Já está comprovado que a confiança alavanca resultados e pode fazer seu futebol deslanchar.

Assim, comece a trabalhar movimentos simples, para ir reconstruindo aos poucos a sua moral. Com o passar do tempo, arrisque outras jogadas e dribles mais complexos. Vá com calma, não tenha pressa e acredite no seu potencial.

Com o decorrer dos treinamentos, você vai entornar seus adversários. Espelhe-se em Lucas, ex meia do São Paulopara brilhar na sua pelada e fazer verdadeiras mágicas com os pés.

5. Desenvolva sua consciência corporal

Para finalizar, vale a pena lembrar que para driblar melhor é fundamental desenvolver sua consciência corporal. Não saber nada sobre como é seu real desempenho no jogo afeta a qualidade da sua partida.

Pense em como você poderia melhorar sabendo qual foi a sua distância percorrida, a consistência tática, o desgaste e o ritmo durante o jogo? Ter consciência dessas informações, além de motivar, podem te levar a alcançar excelentes resultados físicos e táticos. Melhorar o seu drible pode ser uma delas.

O Joga é sua comissão técnica. Entregamos sua avaliação de desempenho no campo, na quadra ou no society. Agora você conta com um monitoramento ainda mais completo usando seu smartwatch, wearable ou relógio. Baixe agora a versão gratuita! 

CONHEÇA O APP JOGA