Boleiros e boleiras, uma das partes mais subestimada pela galera na pelada é a defesa. Um grande erro, afinal, todo craque sabe que uma marcação consistente evita que o adversário chegue ao gol. Mas você deve saber disso, já que está aqui, interessado em aprender como fazer uma bela marcação com bola. 

Ficamos felizes por você ter essa consciência e tente levar isso para o sua equipe. A defesa é fundamental, normalmente, esse é o segredo um bom time: no pior dos cenários, sai um 0x0. Por isso, valorize a sua defesa e garanta que seus companheiros façam isso também.

Existem muitos atributos importantes quem  gosta de jogar na zaga, como técnica, uma mente centrada e um ótimo preparo físico. No entanto, uma pessoa que defende bem, mesmo que seja tecnicamente fraco, pode desempenhar um papel valioso dentro do time – se for comprometido na defesa.

Assim, dedique-se na marcação!  Se você desempenhar bem essa função, além de ganhar a confiança em si mesmo, vai ganhar a dos parças do time e ainda vários pontos com a galera.

Aqui nesse post, vamos mostrar como funciona a marcação com bola e como treinar essa técnica.

Como funciona a marcação com bola?

Bom, sabemos que a missão de um zagueiro é impedir que o time adversário balance a rede. No entanto, um bom defensor ainda é capaz de muito mais: passa informações para os companheiros dos times, força os adversários a cometerem erros, ajuda os parças nas coberturas necessárias para acharem um espaço e fazer o gol…

A marcação quando o adversário está com a bola é uma das mais díficeis e requer habilidade. Mas fique tranquilo, com dissemos sempre aqui, futebol é disciplina e treino. Com esforço certo, você vai conseguir fazer uma marcação e tanto e ser um ótimo zagueiro.

Segue um passo a passo para você treinar a sua marcação com bola e levar o seu futebol para outro nível a próxima vez que pisar em campo.

Aumente a sua postura defensiva

A posição do corpo é crucial para um zagueiro. Assim, concentre-se em criar um baixo centro de gravidade corporal. Flexione os joelhos, firme o tronco e deixe os braços ligeramente afastados. Dessa forma, vai conseguir se livrar dos enlaces dos braços dos adversários quando se aproximarem.

Além disso, mantenha o foco e lembre-se de deixar os pés afastados à largura dos ombros. Além de melhorar  seu equilíbrio, ainda oferece mais espaço para a hora do bloqueio. Outra dica é: não olhe para o jogador que você está marcando, mantenha os olhos na bola. Quando estiver perto da pelota, visualize o campo, identifique onde os jogadores estão e antecipe qualquer tentativa de vantagem do oponente.

Faça a marcação dos dois lados do jogador 

Na marcação com a bola, fique alinhado com o jogador que você está marcando. Ou seja, em vez de ficar correndo de um lado para o outro, concentre-se em defender apenas um lado, impedindo que o adversário drible o marcador. Ou ainda passe a bola.

Caso esteja com dificuldades de acompanhar o jogador adversário, comunique-se com o seu time e peça ajuda. Lembre-se de que o futebol é um jogo coletivo e as estratégias são executadas em equipe. A sua missão é apenas atrasá-lo o máximo que puder até os outros conseguirem chegar.

Utilize os erros do adversário a seu favor

Esteja atento ao menor erro do seu adversário. O futebol reside nos detalhes e nas brechas, um passe mal feito pode ser a oportunidade perfeita para inteceptar a bola. Na hora que estiver marcando um adversário, esteja presente e pressione-o.

Essa é uma boa estratégia para aumentar as chances do jogador se atrapalhar, vacilar e perder o controle da bola. Olho no lance! Ás vezes, você só tem um segundo para intervir na jogada. Essa pode ser a grande diferença e significar uma reviravolta em toda a partida.

Marcação com bola: mais orientações

Observe os jogadores adversários

Quando você souber quem são seus adversários na próxima partida, tente assistir uma partida antes de entrar em campo contra eles. Ou caso não seja possível, observe os movimentos por alguns minutos. A maioria dos jogadores de futebol tem movimentos e comportamentos específicos, sinais de que irão chutar ou arrancar em direção ao gol.

Fazendo essa pesquisa de campo, você consegue antecipar a ação e prever direção de movimento do adversário. Essa é uma função importante em um zagueiro para conseguir se posicionar melhor e impedir uma jogada.

Tire a bola do oponente só quando conseguir afastá-la

Talvez essa seja a principal dica quando falamos da marcação com bola. O famoso carrinho é uma das técnicas mais perigosas do futebol, com risco alto de alguém se machucar. Utilizá-lo envolve a responsabilidade de ter a certeza absoluta de que conseguirá retomar a posse da bola. De maneira justa e limpa.

Por isso, ao dar o bote, movimente a perna. Como se fosse dar um passe, levando-a para o lado ou ainda na direção da bola. O melhor momento para isso é o erro do atacante, aquele passe errado ou instante de desequilíbrio.

Mantenha uma boa comunicação

Para finalizar, uma última e importante dica: mantenha uma boa comunicação com seus companheiros no time. Como mencionamos acima, um bom zagueiro precisa desenvolver a capacidade de enxergar o campo por inteiro. Isso significa ficar de olho e saber onde os jogadores estão posicionados.

Assim, conseguirá dizer se aos parceiros se tem algum oponente tentando dar o bote ou ainda se tem algum companheiro para receber o passe. Isso significa tanto gritar para manter a galera sempre atenta ou ainda falar em alto e bom som atrás deles.

Inclusive, comunicação redobrada se você estiver começando a jogar com uma galera desconhecida na pelada. Nesses casos, é necessário comunicar-se com mais frequência para entender quais são as preferências e as intenções dos parceiros na zaga.

Pronto! Agora você já pode começar a sua marcação com bola e ir para cima. Lembre-se de manter seu posicionamento em campo e fazer com que seu futebol seja mais consistente, obedecendo a tática da partida. Então, gostou dessas dicas? O que acha de começar agora mesmo a colocar em prática?

O que acha de baixar o Joga? Estamos presentes tanto na GooglePlay (Android) quanto na AppleStore (iOS). Você terá todos os dados em mãos para poder incentivar o seu time a jogar todas as semanas. Compartilhe nas redes sociais com a hashtah #wearejoga!

O aplicativo Joga oferece desde a gestão de atletas até o acompanhamento de jogadores de alto rendimento. Reduza custos no seu clube com um único sistema e ainda tenha um boletim completo dos atletas da sua escola ou clube. Solicite uma demonstração.

TENHA O APP JOGA NO SEU CLUBE OU ESCOLA