“Driblar é dar aos pés astúcias de mãos”, disse o poeta João Cabral de Mello Neto. Cara sábio. Afinal o que seria do futebol sem o drible? Saber driblar melhor é algo que todo jogador de futebol precisa buscar – constantemente. 

O que acontece se você não aprende a driblar melhor? Seu futebol fica, no mínimo, sem graça. Convenhamos: além do gol, qual outro momento em um jogo de futebol é capaz de contaminar a torcida… senão o drible?

Além disso, se os espaços em campo estão estreitos, se as defesas estão trancafiadas: só o drible salva. O problema é que nem todo mundo nasceu para isso.

Driblar bem é uma capacidade considerada inata

 

Todo mundo sabe que drible é improviso, irreverência, desconcerto… Bem aventurados são aqueles que nascem com essa habilidade bem desenvolvida. Apenas para te inspirar, separamos um momento notável, quando o Ronaldinho Gaúcho revelou ao mundo o que seria capaz de fazer com as bolas nos pés.

 

Como driblar melhor e ‘mitar’ nas peladas com os parças

Pois é, em termos de dribles, o Brasil se destaca. Graças a caras como Garrincha, Ronaldinho Gaúcho, Neymar Jr, aprendemos que não existe limites para a criatividade tratando-se dessa habilidade específica. É amigo, se você não nasceu para a coisa, vai ter que treinar muito.

Mas é possível. O importante é ter o controle e o domínio da bola, já que conseguir carregá-la pelo campo permite ao jogador a oportunidade de fazer bons passes e finalizações. Quer melhorar essa técnica? Fizemos um mini tutorial que pode ajudar.

Desenvolva a técnica básica de controle de bola

Toque levemente na bola: ao tocar levemente na bola com o pé, você perde um pouco a velocidade e tem mais controle a medida em que se acostuma com o contato.

Use a ponta do pé para conduzir a bola enquanto corre: para carregar ou invadir o campo de ataque com a bola, é necessário mudá-la de pé, utilizando a parte interna dos mesmos.

Treinando fundamentos de controle de bola

Carregue a bola num campo: treine em um campo grande, onde você poderá treinar piques à medida em que aperfeiçoa o controle de bola utilizando a ponta do pé. Isso também serve na hora de tocar levemente na bola.

Treine o controle de bola em alta velocidade: nesse item, a ideia é carregar a “pelota” correndo, mas sempre sem perder o controle.

Carregue a bola através de cones: coloque cinco cones, com distância de mais ou menos 90 cm ou ainda com um pé. Lembre-se de fazer o movimento “zigue-zague” – principalmente por entre eles.

Treine passar pelos cones utilizando ambos os pés: fazê-lo exige o uso da parte interna do peito dos dois pés.

Mais dicas para driblar melhor

Separamos  ainda algumas dicas para te ajudar a melhorar seu drible:

  1. Para começar, fique de cabeça erguida para não trombar com outro jogador. Fora isso, tente fazer um passe para outro jogadore com a com a parte externa do pé.
  2. Lembre-se sempre: um bom passe sempre é melhor opção do que tentar driblar o adversário. Algumas pessoas acham que é necessário driblar sempre, mas vale a pena ressaltar que os dribles são bons recursos para algumas ocasiões com a função de criar oportunidades de passe e chute.
  3. Treine e execute bem os fundamentos de domínio de bola com ambos os pés. Saia da zona de conforto e use o seu pé não dominnate. Isso é bom para aumentar o controle da bola.
  4. Não tenha pressa: primeiro trabalhe em aperfeiçoar sua técnica, e depois melhore sua velocidade. Você vai melhorar cada vez que repetir o processo.
  5. Treine sempre. Interligue todos os treinos, use sua criatividade e crie a sua própria versão de treino.
  6. Assista vídeos dos jogadores profissionais carregando e fazendo jogadas com a bola. Vejam como eles fazem e tente copiar.

Em relação a essa última dica, para te ajudar na missão de driblar melhor quem vier pela frente, o  canal F2Freestylers compilou 100 dribles diferentes – e totalmente aplicáveis – em um vídeo de apenas 3min47s.

Saca só!

Para finalizar, vale a pena lembrar que para driblar melhor é fundamental desenvolver sua consciência corporal. Não saber nada sobre como é seu real desempenho no jogo afeta a qualidade da sua partida.

Pense em como você poderia melhorar sabendo qual foi a sua distância percorrida, a consistência tática, o desgaste e o ritmo durante o jogo? Ter consciência dessas informações, além de motivar, podem te levar a alcançar excelentes resultados físicos e táticos. Melhorar o drible pode ser uma delas.

O Joga é sua comissão técnica. Entregamos sua avaliação de desempenho no campo, na quadra ou no society. Agora você conta com um monitoramento ainda mais completo usando seu smartwatch, wearable ou relógio inteligente.

CONHEÇA O APP JOGA