O que é visão de jogo no futebol? É aquela habilidade de localizar a bola e, então, reconhecer os elementos ao redor e responder rapidamente às possibilidades de jogadas a partir do cenário traçado.

Trazendo para o lado prático da coisa, dá uma olhada no vídeo abaixo e veja quantos giros de pescoço o Xavi fazia antes de receber a bola quando jogava no Barcelona.

Ainda em dúvida? Relembre do posicionamento do Romário dentro da grande área nesse outro vídeo. Observe como o baixinho sabia o espaço que iria ocupar, onde estava e o mais importante: o que deveria fazer.

Isso é o que chamamos de visão de jogo, ou seja, a capacidade visual (capacidades sensoriais) de ensaiar jogadas sensacionais. Essa é uma das habilidades fundamentais dentro de um jogo de futebol e uma característica essencial em um jogador de alto nível.

Aqui nesse post, vamos conversar um pouco mais sobre o que é a visão de jogo no futebol, sua importância para o jogador e dar ums dicas de como desenvolvê-la. Isso mesmo parça: considerada por uns como dom de nascença para poucos privilegiados, existem estudos que mostram que é possível desenvolver olhos de craque. Veja como!

O que é visão de jogo no futebol?

Um estudo da Universidade de Chichester constatou que a visão de jogo no futebol é tão importante quanto aprender a chutar a bola.  Inclusive, segundo os autores do estudo, alguns técnicos mais experientes dedicam boa parte do treino ensinando os jogadores a como “escanearem” o campo em vez de focar apenas nos fundamentos técnicos.

Isso porque é comprovado que a visão de jogo no futebol influencia diretamente na tomada de decisões assertivas, assim como na conscietização das melhores jogadas, além de acrescentar velocidade nas ações técnicas. O estudo acima ainda sugere de que leitura do jogo deveriam ser ensinada aos jogadores desde cedo.

Além disso, a visão periférica é considerada indispensável para que os atletas consigam encaram o jogo de outra forma, por meio de uma visualização do campo expandida. Isso faz com que o jogador consiga enxergar  o movimento dos outros e ainda prever as possíveis jogadas.

O que é visão de jogo no futebol? 4 maneiras de desenvolver

Vamos dar uma exemplo clássico sobre o que é visão de jogo no futebol. No começo, ninguém entendeu aquela jogada. Pelé recebe a bola na entrada da área italiana e, em vez de simplesmente driblar o zagueiro, parte para o gol e toca com pouca força para o lado direito em um espaço vazio, sem nenhum jogador.

Algumas pessoas ficaram de boca aberta imaginando se o Rei tinha cometido um erro primário. No entanto, em pouco tempo, todos entenderam a lógica genial da jogada. Lá de trás, veloz como um foguete, vinha o lateral Carlos Torres. O passe de Pelé colocou a bola no lugar certo, na hora certa e o resultado foi balançar o fundo das redes do goleiro italiano Albertosi.

Foi assim que o Brasil virou tricampeão. Isso meus amigos é o que visão de jogo no futebol. Alguns especialistas dizem que essa habilidade podem ser desenvolvida e melhorada com treino. Outros afirmam que não adianta, é um dom para poucos. No entanto, existem exercícios para desenvolver a visão periférica e separamos quatro deles para você começar.

1.Leitura dinâmica

O médico Durval Morais de Carvalho, especialista em assuntos de visão, descobriu que a jogada de Pelé não tinha sido casual. Na época, o Rei dedicava-se a exaustivos exercícios de leitura dinâmica. E ele achou que deveria existir um paralelo entre os dois. E aparentemente havia.

Assim, pegar um texto e ler de um lado para o outro, relativamente rápido, pode te ajudar a desenvolver visão de jogo. Além disso, ajuda a aumentar a velocidade dos  reflexos da musculatura do pescoço e dos olhos.

2. Cabeça erguida

Como dissemos acima, alguns treinadores estão preocupados em orientar os novatos a jogar de cabeça erguida. Sempre. É natural que os jogadores amadores olhem apenas para a bola e não percebam a aproximação dos adversários, o que resulta em erro de passes. Telê Santana, técnico campeão mundial interclubes pelo São Paulo, sempre gritou para os juniores são-paulinos: levanta a cabeça! Ouça o conselho do mestre e presta atenção no jogo!

3. Camisas diferentes

Esse é um treino curioso dado pelo técnico Otacílio Pires de Camargo, o Cilinho. Você vai ter que contar com a ajuda de um parça para fazer o papel do professor: peça para que ele ficar perto do gol, segurando duas camisetas de cores diferentes.

Então, quando você se aproximar da linha de fundo para cruzar, seu amigo levanta uma das peças de roupa. Você tem que gritar qual a cor está vendo antes de chutar, o que te obriga a desviar a atenção da bola e utilizar a visão periférica. Esse é uma maneira de condicionar a olhar com atenção para a área antes de cruzar uma bola.

4. Jogue vídeo game

Quer melhorar a sua visão de jogo? Pratique outros esportes, como basquete, futevôlei e tênis. Eles melhoram o reflexo, ajudam na velocidade da condução da bola e também influenciam na visão de jogo.

Dentro desse leque de opções, pode acrescentar o vídeo game. Isso mesmo que você ouviu: além de ajudar a aumentar a visão periférica, jogos eletrônicos ainda amenizam o estresse. Assim, chama a molecada para uma rodada em casa.

O que é visão de jogo no futebol? É uma das habilidades mais fundamentais dentro de um jogo de futebol, serve para tomar de decisões assertivas, na conscietizar-se das melhores jogadas e acrescentar velocidade nas ações técnicas.  Com esses exercícios, você pode começar a desenvolver a sua.

Provavelmente, não vai chegar a ser o Pelé. Mas não desanime: afinal, existe apenas um Rei e se você conseguir antecipar uma jogada que seja, já está mais perto de ser um craque.

Quer conhecer outra forma de sentir-se um craque? Baixe o app da Joga. As funcionalidades gratuitas já vão te oferecer informações de qualidade sobre seu estilo de jogo e te ajudar a levar seu futebol para outro nível. Confia. 

CONHEÇA O APP JOGA