Meu filho que ser jogador de futebol. Apesar desse ser o sonho de muito pais, na hora da realidade, essa é uma pergunta que aterroriza. Afinal, são tantas incertezas. Será que é um desejo momentâneo? Existe talento? E se ele se frustar? Eu terei dinheiro para apoiá-lo nessa trajetória?

Realmente, é um tema que causa bastante ansiedade e por essas e por outras que vamos abordá-lo aqui no blog da Joga. Fique calmo, no final desse texto, você vai sentir-se mais tranquilo e encontrar algumas orientações para tantos questionamentos. Com isso em mãos, será mais fácil descobrir quais são os melhores caminhos para seu pequeno Pelé.

Meu filho quer ser jogador de futebol: vale a pena estimular o sonho?

Como se preparar para um jogo de futebol

Uma das maiores preocupações dos pais é de que os filhos sofram frustações no decorrer da vida. No entanto, cabe a reflexão: é inevitável. Em algum momento a criança vai decepcionar-se com alguma situação, afinal, é assim que as coisas funcionam. Mesmo que o futebol não seja a verdadeira vocação do seu filho, ajuda a lidar melhor nesses momentos.

Se seu filho tem interesse por futebol a ponto de sonhar em ser um jogador profissional, incentive essa preferência. A prática de um esporte contribui de maneira significativa para o desenvolvimento físico saudável das crianças e dos adolescentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática regular para jovens de 5 aos 17 anos de idade.

Isso porque fortalece sistemas ósseo, muscular, cardiovascular e neurológico. Além disso, como dissemos acima, o futebol ajuda a preparar para as frustações da vida. Estimula a resiliência e a superação de momentos díficeis. Mesmo os melhores jogadores do mundo precisam lidar com a quebra de expectativa e com as situações de derrota.

Meu filho quer ser jogador de futebol: eu consigo bancar?

Futebol é saúde.

Mesmo que seu filho não seja o próximo Neymar, estimule esse sonho. Acredite no seu potencial a ponto de desprender uma quantia de dinheiro para isso. Priorize. Será necessário um investimento, no entanto, é mais baixo do que a maioria das pessoas acham. A dica é procurar o melhor custo benefício. 

Hoje em dia, existem escolinhas de futebol com preços acessíveis e que oferecem condições adequadas de treino. Inclusive, algumas apostam em ferramentas tecnológicas para você acompanhar a evolução do seu filho, utilizar a mesma análise de dados dos times profissionais e destacar-se nas peneiras.

Por mais que isso pareça abstrato e surreal, ter a tecnologia a favor do futebol custa menos do que parece. A Joga Escola, por exemplo, tem como principal objetivo democratizar o acesso a informação e, para isso, oferecemos a oportunidades das escolinhas de futebol contarem com essa inovação sem aumentar o preço.

Meu filho quer ser jogador de futebol: existe talento para isso?

 

como chutar melhor

Pode ser que seu filho seja o próximo destaque da Seleção. Pode ser que ele jogue até os 18 anos e mude de ideia. Pode ser que ele jogue por cinco meses e desista. Independemente de qual será o destino do seu filho dentro do esporte, o importante é de que houve interesse.

O futebol é algo bonito de ver alguém se apaixonando, seja de forma amadora, pelo lazer, ou profissional. É benéfico de diversas maneiras para o desenvolvimento como ser humano, seja físico, seja mental, seja social. É uma forma de interagir, respeitar as diferenças, aguçar o senso de competitividade, aprender a trabalhar em equipe, assumir responsabilidades e crescer.

Atente-se mais ao presente e a experiência que seu filho pode viver interessando-se por futebol. Escolha uma escolinha de qualidade, moderna e que ofereça a oportunidade da criança desenvolver-se por completo, evoluindo verdadeiramente a cada treino. E mesmo que seja apenas algo momentâneo, oferecer a possibilidade de alguém vestir a camisa e entrar em campo, já faz a diferença. 

Seu filho vai lembrar disso para sempre!

Aqui no blog da Joga, você encontra mais de 100 posts sobre como melhorar o futebol. Acompanhe-nos nas redes sociais, estamos sempre lançando ótimos desafios. E baixe nosso app, conte com tecnologia para levar o esporte para outro nível. 

CONHEÇA O APP JOGA