Como fazer montar um plano de marketing para a minha escola de futebol?  Sejam gestores, coordenadores, proprietários, em algum momento essa dúvida vai aparecer.  Afinal, para o negócio manter-se funcionando e ainda, em exponencial crescimento, seja importante atrair alunos. E mais importante ainda retê-los.

Existe uma máxima no marketing que diz ser melhor reter um aluno que gastar dinheiro atraindo outros. Essa premissa é uma das mais importantes para ter me mente na hora de começar a planejar as ações para sua escola. Outra, é considerar o cenário e o contexto atual.

Estamos vivendo um período bem delicado com a pandemia e o abre e fecha das escolas.  No entanto, os negócios que aproveitarem essas dificuldades e transformarem em uma oportunidade, são os que sairão dessa situação, fortalecidos. Agora é o momento ideal, por exemplo, de acrescentar inteligência artificial e promover uma transformação digital.

Por isso, aqui neste post, mais do que simplesmente dizer como montar o plano de marketing da sua escola, vamos trazer reflexões de como promover a sustentabilidade do negócio. Vamos lá?

Plano de marketing para escolas de futebol: primeiros passos

Em 2000, existiam 413 milhões de usuários na internet ao nível mundial. Em 2020, esse total passou para 3.9 bilhões. Já por aqui, no Brasil, existem 147 milhões de pessoas conectadas e as previsões apontam que em 2024 seremos 72% de brasileiros com acesso à internet.

Há ainda uma observação pertinente: mais de 90% destes usuários estarão conectados pelo celular. Além disso, estatísticas mostram que o montante gasto em publicidade digital ultrapassou o destinado a anúncios em canais televisivos, revelando para onde está, de fato, sendo direcionada a atenção das pessoas no dia-a-dia. 

A pandemia acelerou consideravelmente esse processo: o Google registrou 58% de crescimento de termos relacionados a Casa & Jardim. As pessoas procuraram termos como “terapia online”“missa pela internet”,  “lives no YouTube”... O Brasil foi dos caixas eletrônicos às carteiras digitais: 74% das transações financeiras foram realizadas por canais digitais.

É um fato: a digitalização é uma realidade que veio para ficar. Isso abrange, inclusive, todos os negócios – até sua escola de futebol! Então, para começar a traçar ações de marketing para a minha escola de futebol é fundamental começar a refletir sobre o diferencial da sua empresa.

Plano de marketing para escolas de futebol: diferenciais

equílibrio no futebol

Quais as características colocam o seu método de ensino à frente das outras? Os treinadores e a equipe de apoio são mais qualificados?  Investe em infraestrutura e tecnologia de ponta? Utiliza uma metodologia inovadora apoiada em dados para a tomada de decisão?

A pergunta de ouro é: por que os pais deveriam se matricular e manter os filhos na sua escola de futebol?  Apenas depois de refletir sobre esses itens, você pode começar desenvolver as melhores ações. Caso você não saiba exatamente o que faz sua escola se destacar das demais, esse deve ser um bom ponto de partida.

  • O que acha de evidenciar o excelente trabalho que sua escola faz?
  • Acrescentar pais no dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem?
  • Criar uma experiência inesquecível para os envolvidos no processo?

Vamos conversar um pouco sobre cada um desses pontos abaixo.

Plano de marketing para escolas de futebol: estratégias

como jogar futebol depois de velho?

Estratégia 01: evidencie a excelência

As tecnologias quebram barreiras, otimizam o tempo e empoderam as empresas com uma imensidão de dados. E todo trabalho de marketing consiste em evidenciar o excelente trabalho que sua escola fazCom essas informações em mãos, você consegue elaborar uma argumentação consistente de vendas aplicada e direcionada às estratégias de marketing para escolas de futebol.

Estratégia 02: envolva os pais no processo

Pais são elementos importantes dentro do aprendizado do futebol e trazê-los para dentro do ambiente de ensino tem inúmeras vantagens. Saia do lugar comum e aposte em estratégias inteligentes para inclui-los como

  1. Amplie os canais de comunicação e ofereça um atendimento acolhedor.
  2. Aposte em tecnologias para os pais visualizarem os treinos e objetivos da escola;
  3. Ofereça materiais com os resultados dos alunos para compartilhamento nas redes sociais.

Estratégia 03: crie uma experiência

Lembre-se sempre: sua escola não pode ser mais uma. Ensinar futebol não é o suficiente hoje em dia. O aprendizado está mudando, oferecendo possibilidades do aluno tornarem-se protagonistas dos seu próprio processo.

Assim, é fundamental criar um treino personalizado, que desperte o interesse e a motivação interna de todos, dentro e fora de campo. Fora isso, a tecnologia e as ferramentas inovadoras precisam estar cada dia mais presentes. Diante de cenários incertos e imprevistos (como a pandemia de Covid-19), é essencial oferecer possibilidades de ensino que estejam além das quatro linhas de campo.

Além de apostar em metodologias de ensino, manuais de conduta, ter processos bem delineados e ter integração com as demais equipes de trabalho é fundamental pensar em diferenciais que destaque a sua instituição das demais.

Plano de marketing para escolas de futebol

como driblar mais rápido

A pandemia acrescentou uma camada extra de complexidade e todos os negócios tiveram que rever suas estratégias. As instituições de ensino, como a sua escola de futebol, são as mais afetadas com as medidas de isolamento social. É muito importante considerar todo o contexto atual na hora de pensar em estratégias para atrair os alunos para a sua escola.

Muitas pessoas ainda pensam em ações como mídias pagas no Facebook ou em redes sociais. Ou ainda colocar um anúncio no Google. Isso realmente pode ajudar, existem diversas estratégias de atração que vão diretamente neste sentido. No entanto, com a pandemia, a ideia é pensar em algo revolucionário que possa atrair e tornar a experiência aprendizagem da sua escola como um diferencial indiscutível.

Afinal, estamos em um mundo cada dia mais digital e globalizado. A tecnologia e a análise de dados estão presentes no dia a dia, desde a hora de pedir um delivery ou um transporte por aplicativo. Todas as instituições de ensino estão, de alguma maneira, reinventando-se e a sua escola de futebol precisa fazer parte deste movimento.

Por isso, mais que uma dica como ‘desenhar um funil de conversão’ ou ainda ‘investir em mídia paga’, a ideia é pensar em como investir em transformação digital e tecnologia para a sua escola sobreviver em um mundo que está mudando e nos afetando.

O que você está fazendo de fato para adaptar a esse novo contexto? O futebol profissional, por exemplo, conta com tecnologia de monitoramento para garantir a evolução dos profissionais. Você está dentro desse movimento ou está ficando para trás?

O aplicativo Joga oferece desde a gestão de atletas até o acompanhamento de jogadores de alto rendimento. Reduza custos no seu clube com um único sistema e ainda tenha um boletim completo dos atletas da sua escola ou clube. Solicite uma demonstração.

TENHA O APP JOGA NO SEU CLUBE OU ESCOLA