Todas as pessoas que estão envolvidas em um processo de ensino e aprendizagem, em um determinado momento, questiona-se como expandir a atuação da sua instituição. Aqui, no nosso caso, estamos falando sobre como atrair e reter alunos para a escolinha de futebol. 

Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre os gestores e os coordenadores, afinal, para o negócio manter-se em pé e  funcionando é preciso chamar a atenção de novos alunos e fechar as vendas. Mais que isso, envolve reter os alunos antigos em quantidade significativa.

Existe uma máxima no marketing que diz o quanto é mais viável manter um aluno a investir na atração de novos. Assim, se você está apenas prestando atenção em atrair pessoas para sua escolinha e está deixando de lado estratégias para mantê-los engajado – está na hora de rever suas prioridades.

Aqui neste post, vamos conversar sobre quais são as estratégias mais adequadas para atrair e reter alunos para a escolinha de futebol. Confira essas dicas de como alavancar o negócio e criar um funil de conversão e retenção de estudantes. Vamos lá?

Como atrair alunos para a escolinha de futebol?

Como melhorar meu drible?

A pandemia acrescentou uma camada extra de complexidade e todos os negócios tiveram que rever suas estratégias. As instituições de ensino, como a sua escolinha de futebol, são as mais afetadas com as medidas de isolamento social. É muito importante considerar todo o contexto atual na hora de pensar em estratégias para atrair os alunos para a sua escolinha.

Muitas pessoas ainda pensam em ações como mídias pagas no Facebook ou em redes sociais. Ou ainda colocar um anúncio no Google. Isso realmente pode ajudar, existem diversas estratégias de atração que vão diretamente neste sentido. No entanto, com a pandemia, a ideia é pensar em algo revolucionário que possa atrair e tornar a experiência aprendizagem da sua escolinha como um diferencial indiscutível.

Afinal, estamos em um mundo cada dia mais digital e globalizado. A tecnologia e a análise de dados estão presentes no dia a dia, desde a hora de pedir um delivery ou um transporte por aplicativo. Todas as instituições de ensino estão, de alguma maneira, reinventando-se e a sua escolinha de futebol precisa fazer parte deste movimento.

Por isso, mais que uma dica como ‘desenhar um funil de conversão’ ou ainda ‘investir em mídia paga’, a ideia é pensar em como investir em transformação digital e tecnologia para a sua escolinha sobreviver em um mundo que está mudando e nos afetando.

Como trabalhar a retenção dos alunos da minha escolinha de futebol?

como ser um jogador de futebol mais habilidoso

Assim, seguindo o racional de como atrair e reter os alunos para a sua escolinha de futebol, a lógica é refletir sobre o diferencial da sua escolinha. Porque os pais devem matricular e manter os filhos na sua escolinha de futebol? Uma boa maneira de fazer isso é refletir sobre:

  • Quais as características colocam o seu método de ensino à frente das outras? Os treinadores e a equipe de apoio são mais qualificados?
  • Existe uma infraestrutura e tecnologia de ponta por de trás do ensino?
  • Possuímos uma metodologia inovadora apoiada em dados para a tomada de decisão?

Todo trabalho de marketing consiste em evidenciar o excelente trabalho que sua escola faz. Afinal, apesar do seu objetivo ser aumentar o número de matrículas, os pais dos seus alunos (e eles próprios) não querem apenas fazer parte da sua instituição. Você vende um produto, o seu cliente compra um benefício. Mantenha isso em mente.

Após refletir sobre o diferencial da sua escolinha de futebol, você precisa coletar algumas informações sobre os alunos, os pais, os concorrentes e os movimentos do mercado. Por exemplo, o futebol profissional conta com tecnologia de monitoramento para garantir a evolução dos profissionais. Você está dentro desse movimento ou está ficando para trás?

Como atrair e reter alunos para a escolinha de futebol?

Comece evidenciando a excelência

As tecnologias quebram barreiras, otimizam o tempo e empoderam as empresas com uma imensidão de dados. E todo trabalho de marketing consiste em evidenciar o excelente trabalho que sua escola faz. Com essas informações em mãos, você consegue elaborar uma argumentação consistente de vendas aplicada e direcionada às estratégias de marketing para escolinhas de futebol.

Amplie os canais de comunicação

É importante criar canais de comunicação entre os alunos e os pais, ainda mais em um momento onde as relações virtuais precisam estar fortalecidas. Além disso, é fundamental acompanhar quem já visualizou cada mensagem e, caso alguém ainda não tenha visualizado e utilizar um meio acessível para todos os elos, como o WhatsApp.

Envolva os pais no processo

Pais são elementos importantes no aprendizado do futebol e trazê-los para dentro do ambiente de ensino tem inúmeras vantagens. Saia do lugar-comum e aposte em estratégias inteligentes para inclui-los como:

  1. Ofereça um atendimento acolhedor.
  2. Aposte em tecnologias para os pais visualizarem os treinos e objetivos da escola;
  3. Ofereça materiais com os resultados dos alunos para compartilhamento nas redes sociais.

Crie uma experiência

Lembre-se sempre: sua escolinha não pode ser mais uma. Ensinar futebol não é o suficiente hoje em dia. O aprendizado está mudando, oferecendo possibilidades do aluno tornarem-se protagonistas dos seus próprios processo.

Além de apostar em metodologias de ensino, manuais de conduta, ter processos bem delineados e ter integração com as demais equipes de trabalho é fundamental pensar em diferenciais que destaque a sua instituição das demais.

Utilize tecnologia

Assim, é fundamental criar um treino personalizado, que desperte o interesse e a motivação interna de todos, dentro e fora de campo. Além isso, a tecnologia e as ferramentas inovadoras precisam estar cada dia mais presentes. Diante de cenários incertos e imprevistos (como a pandemia de Covid-19), é essencial oferecer possibilidades de ensino que estejam além das quatro linhas de campo.

Dica final: desenvolva a sua maturidade digital

Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer. Não é mais novidade que o mundo está mudando e tornando-se cada dia mais tecnológico, conectado e digital. Fora isso, a pandemia acrescentou uma camada extra de complexidade e todos os negócios tiveram que rever suas estratégias.

Quando pensamos como atrair e reter alunos, é importante entender o que é conceito que está muito além de entregar panfleto no bairro. É inserir sua rede, sua unidade, sua escola na era digital e transformar o ensino do esporte.

O que você está fazendo de fato para adaptar a esse novo contexto? O futebol profissional, por exemplo, conta com tecnologia de monitoramento para garantir a evolução dos profissionais. Você está dentro desse movimento ou está ficando para trás?

O aplicativo Joga oferece desde a gestão de atletas até o acompanhamento de jogadores de alto rendimento. Reduza custos no seu clube com um único sistema e ainda tenha um boletim completo dos atletas da sua escola ou clube. Solicite uma demonstração.

TENHA O APP JOGA NO SEU CLUBE OU ESCOLA