Como escolher uma boa escola de futebol para meu filho? Leve em consideração a localização e o transporte. Verifique qual a infraestrutura oferecida. Conheça pessoalmente os professores, os enfermeiros, a equipe de apoio… Outro ponto importante é conferir a didática e quais ferramentas serão utilizadas no ensino. 

Existem escolinhas de futebol que já estão apostando em tecnologias de análise de desempenho para oferecer uma experiência única para os alunos. Além de favorecer a construção de um treino mais preciso, incluir inovação no ensino do futebol amplia a possibilidade da criança tornar-se protagonista do seu próprio aprendizado. 

Fora isso, envolve os pais no processo, os quais podem acompanhar a evolução dos filhos sem estar, necessariamente, na beira do campo. Aqui nesse post, vamos mostrar quais os fatores precisam ser levados em consideração na hora de escolher uma escolinha para seu filho. Acompanhe! 

Como escolher uma boa escola de futebol para meu filho?

  1.  Conecte-se com seu filho ou filha

Antes de começar a procurar uma escolinha de futebol, faça uma reflexão: esse sonho é seu ou do seu filho? Futebol é a paixão nacional e muitas pessoas terminam projetando expectativas e desejos nas crianças que na verdade são seus. Por isso, converse com seu filho. É realmente isso que ele quer ou que você quer? Essa conexão vai ser fundamental para escolher uma boa escola de futebol.

      2. Estabeleça critérios 

Convensando com seu filho ou filha fica fácil entender quais serão as prioridades na hora de escolher a melhor escolinha de futebol. Se a criança realmente sonha em ser jogadora de futebol, os critérios são uns. Se ela quer apenas se divertir e praticar um esporte, são outros. Depois, analise quais são os seus paramêtros. Assim, você vai conseguir estalecer quais são aqueles que realmente importam. 

3. Atribua um peso

Após a reflexão do item anterior, faça uma lista com os critérios e atribua pesos de 1 a 5. Um fator que deve ter o peso máximo é segurança. Em qualquer lugar de grande circulação, é essencial que existam controle de entrada e saída e monitoramento de quem está no local. 

Outros pontos que devem ser levados em consideração são: 

  • Localização e transporte; 
  • Infraestrutura;
  • Enfermaria; 
  • Equipamentos; 
  • Metodologia; 
  • Equipe técnica e de apoio; 
  • Didática; 
  • Experiência de aprendizado. 

4. Levante as possibilidades 

Com tudo isso em mãos, mapeie quais são as escolinhas de futebol disponíveis. Use a internet (a boa e velha pesquisa do Google), converse com seus amigos, pegue indicações… O famoso boca a boa também é uma ótima oportunidade de descobrir bons lugares. Assim, o próximo passo é fazer uma visita. Nessa ocasião, verifique todos os itens acima. Atente-se ao estado de conservação da estrutura e dos equipamentos. 

Depois, converse com os professores e levante informações sobre a didática, não apenas em relação a prática do esporte, como para outros ensinamentos para a vida, como respeito pelos colegas, trabalho em equipe, lidar com fracasso e com a competitividade. E, para finalizar, verifique o valor da mensalidade. 

5. Avalie o custo x benefício

Informações levantadas, está na hora de escolher. Pegue uma folha de papel ou uma planilha e coloque o nome das escolinhas de futebol em uma coluna. Na outra, liste os critérios e atribua uma nota de 1 a 5. Em uma terceira coluna, multiplique pelo peso que você definiu no item acima. 

Por exemplo, a escolinha de futebol X  possui uma infraestrutura de primeira (nota 5) e isso é muito importante para meu filho e para mim (peso 5). Então, essa escola ganha 25 pontos. Faça isso com todos os fatores e você vai chegar a um número total. Então, divida pelo valor da mensalidade. A instituição de ensino com maior número será aquela que possui o melhor custo benefício para vocês. 

Essas orientações te ajudarão a escolher a melhor escolinha de futebol para seu filho ou filha. Para finalizar, algumas observações: leve em consideração a opinião da criança, sentir-se bem consigo mesmo e com os colegas é o que permite um bom aprendizado. Fora isso, priorize aquelas que estejam investindo em tecnologia e em metodologias inovadoras, aliadas com o mundo contemporâneo. 

É isso! Esperamos que essas dicas tenham sido importantes para você e sua família. Acompanhe o blog da Joga e tenha acesso a mais orientações e dicas.