Um futebol de altíssimo nível significa desempenho em várias características: velocidade, agilidade, força, resistência, flexibilidade, habilidades técnicas e… salto vertical. Subir na hora de uma dividida ou para encaixar a bola dentro do gol é a diferença entre ser apenas um jogador e ser O jogador. Sabe quem salta quase três metros de altura? Três caracteres: CR7.

Sim, todos os profissionais sabem que o salto vertical é de extrema importância dentro do futebol e, por incrível que pareça, não existem tantas informações sobre o quanto os jogadores, das mais diversas posições dentro do time, saltam. Com esse dados em mãos, é possível estabelecer treinamentos direcionados e incluir exercícios na rotina de treino, para estimular e aprimorar essa habilidade.

como driblar mais rápido

No entanto, além de ser apenas um recurso de jogo, o salto vertical é extremamente útil para acompanhar um mesmo atleta em dois momentos:

1) Durante a temporada, para ver a evolução/queda física;

2) Antes e depois de um exercício físico para acompanharmos a intensidade da atividade.

Se você conhece a missão da Joga, sabe que nos comprometemos com a revolução do futebol por meio de tecnologia, focada em fornecer dados e insights para os treinos. Por isso, levamos a medição dos saltos verticais a sério, não apenas como um recurso técnico durante o jogo, mas como um insumo importante na avaliação física do jogador como um todo.  

Mas como fazer isso? Pensamos em uma solução.

Primeiro: como coletamos os dados

A JogaPro, nossa plataforma de dados, estaria incompleta se não oferecesse aos treinadores e fisiologistas a informação sobre o salto dos atletas. Nossa equipe trabalhou pesado no desenvolvimento desta funcionalidade. No final, criamos algo bem interessante.

Antes de entrarmos no mérito da questão, vamos conversar um pouco sobre como funciona a coleta dos dados da plataforma JogaPro. Os jogadores utilizam smartwatches (hardware com GPS) durante o jogo, os quais oferecem dados brutos e precisos sobre desempenho. Criamos um software de análise dos dados e mostramos as informações refinadas em uma plataforma inteligente. 

Como calculamos quanto a equipe salta 

Contamos tudo isso para mostrar qual a parte mais legal da mediação dos saltos da equipe: o mesmo dispositivo pequeno do GPS pode ser levado para qualquer lugar – facilmente. Por meio desse único aparelho, leve e portátil, é possível acompanhar o desgaste físico do atleta antes e depois do treinamento.

Além disso, é possível utilizar com um insumo adicional e determinar qual a carga mais indicada de treinamento. Claro que o ideal é realizar testes paralelos e obter resultados mais rápidos. Mas existe a oportunidade dos jogadores usarem, individualmente, o mesmo dispositivo e isso é válido porque minimiza os custos do uso da tecnologia.

Para nós, oferecer esse recurso é de suma importância, como dissemos acima, porque o salto vertical é uma habilidade fundamental para uma equipe conseguir bons resultados nos campeonatos. Independentemente de quais são os objetivos, garantir que os atletas melhorem suas deficiências e desenvolvem-se a cada microciclo é uma das funções da JogaPro.

A plataforma consolida todas as atividades, interpreta os dados e oferece insights interessantes para melhorias técnicas, físicas e táticas.

Descubra quanto seus atletas saltam, crie treinos personalizados e melhore sua equipe. A JogaPro é a evolução das planilhas e a aplicação prática de como a tecnologia vai revolucionar o futebol.