Dia a dia, correria, trabalho, trânsito, reunião, pagar contas, aumentar o rendimento, manter a concentração, evitar olhar no Whatsapp, fazer supermercado, comer bem, economizar dinheiro… ufa!

Se tem algo que ninguém pode discordar é: a nossa rotina pode ser muito estressante. Às vezes, o cansaço pega. E pior: na maioria das vezes nem é exatamente o corpo que está exausto, e sim, a mente.

Aquele seu amigo vai achar que é piada, afinal, como é possível se sentir cansado no fim do dia se você ficou dentro no escritório com o ar condicionado ligado?

A ciência tem um nome para isso: esgotamento mental. Ou seja, você exige que seu cérebro trabalhe em ritmo intenso durante um longo período de tempo. E quando chega em casa a última coisa quer, é sair para jogar bola.

Identificou-se com o quadro acima? Nós da Joga podemos te ajudar. Aqui nesse conteúdo, vamos mostrar algumas dicas e boas práticas para você preservar a sua energia mental durante o dia.

 Assim, fica mais fácil evitar cansaço. Afinal, a pelada semanal precisa de você da mesma forma que você precisa dela.

 Dicas simples para preservar a sua energia mental durante o dia

> Comece bem o dia

Não é à toa que a maioria dos especialistas em nutrição afirma que o café da manhã é a principal refeição do dia.

 Uma refeição saudável e balanceada determina de forma positiva o andamento do seu dia. Além de te deixar mais disposto, auxilia na tomada de decisões ao longo da sua jornada diária.

Se você não tiver tempo ou espaço para exercitar-se pela manhã, acorde com pensamentos e atitudes positivas. (Não sabe como? O vídeo abaixo pode ajudar).

Começar bem e disposto diminui, e muito, as chances de, quando o dia acabar, você desistir de ir jogar bola com seus amigos.

 > Combine antes com seus amigos

Você já está cansado, com uma tremenda vontade de se jogar no sofá e zerar aquela série do Netflix, então uma “ajudinha” externa pode cair muito bem: pense que sua falta deixará seu time desfalcado.

Manter o compromisso com seus amigos é importantíssimo. Honrar com as suas promessas é uma das formas de manter-se focado para o planejamento inicial. E ir na pelada quando o expediente acaba.

Fazer exercícios em grupo é extremamente benéfico, pois os seus amigos serão um fator de motivação para que você vença seu cansaço.

Se por acaso, tiver outras pessoas na sua situação durante o jogo, façam um aquecimento em grupo antes da partida.

Correr coletivamente ao redor do campo, por exemplo, é uma excelente atividade, pois é possível comparar tempo, desempenho e, principalmente, manutenção de ritmo.

É um grande estímulo ter um “corredor” a sua frente para te guiar, isso fará com que o processo de decisão se torne mais simples: só seguí-lo, economizando energia mental.  E depois, é só continuar o ritmo durante a partida.

>Tenha açúcar de reserva

 Acabou o dia, a caneta caiu.  Você pode estar exausto, mas lá no fundo, sente que não tem forças para ir no futebol com seus amigos. Isso é a chamada fadiga mental. Em resumo, a sua mente está tentando te boicotar.

Um truque simples para enganar o seu cérebro e te dar forças para ir ao treino: ingira açúcar.

Mantenha ao seu alcance alguma reserva. Pode ser uma barrinha de cereal, uma bebida esportiva ou ainda uma fruta. Com glicose no sangue, vai ficar mais fácil convencer seu cérebro a ir jogar bola, manter ritmo dos exercícios e ainda ajudar na tomada de decisões.

>Descanse por cinco minutos durante o dia  

 Todas essas dicas acima são importantes. No entanto, essa merece um destaque especial: descanse durante o dia.

Isso mesmo. Desacelere a medida que vai chegando o final do expediente. Tire cinco minutos depois do almoço, pratique cinco minutos de meditação, respire com calma ou faça uma atividade desestressante como um hand spinner (veja abaixo do que se trata). Dedicar um tempo para mente auxilia no processo de reconstrução da motivação.

E então? Agora sem desculpas para ir na pelada semanal. Com todas essas dicas em mãos, a sua parte mental vai estar restaurada na hora do jogo.

Para finalizar, deixe a parte física com o Joga!  Nosso app que irá monitorar seu desempenho durante a partida e, no final, oferece todas as informações necessárias para você jogar como um profissional!

 Não perca tempo e dê uma olhada no nosso app!! E incentive seu amigo, independentemente do perfil, a alcançar um patamar superior. Compartilhe nas redes sociais com a hashtag #wearejoga!  E tenha nas suas mãos todos os dados performáticos para melhorar o seu futebol!

 

CONHEÇA O APP JOGA