Organizar o futebol semanal é uma das tarefas mais difíceis do mundo. Quem já teve esse cargo sabe do que estamos falando. Às vezes é mais fácil encontrar um argentino que torce para o Brasil do que juntar 10 amigos para bater aquela bolinha.

Sempre tem aquele que confirma a participação e aos 45 minutos do segundo tempo desmarca.

Outro que dá aquele famoso “migué” na hora de rachar o valor da quadra. E em todas as rodinhas de amigos encontramos aquele “sumidão”, o que diz que vai mas nunca aparece.

O futebol é definitivamente a válvula de escape do stress da rotina de trabalho. O levantamento afirma que 7,2% dos brasileiros reservam um dia da semana para jogar futebol com amigos.

A tecnologia (olha ela aqui de novo) também está dando uma forcinha para os craques de fim semana. Existem alguns aplicativos de celular que facilitam o meio campo na hora de montar a sua pelada.  

Mas se mesmo assim, nada está dando certo, separamos algumas dicas para que a sua partida nunca fique desfalcada. 

Como organizar o futebol da galera

Organizar o rachão dá um trabalho danado, mas, com alguns truques, a única dor de cabeça que você terá será a ressaca do churrasco pós jogo. Vamos a eles:

Planeje e convide

Para organizar qualquer atividade o passo inicial é o planejamento. Com o futebol semanal não é diferente.

É preciso definir qual dia da semana, horários de início e término, local do jogo e, claro, valor do aluguel da quadra ou campo.

Caso haja mais pessoas encabeçando o projeto “pelada semanal”, o ideal é consultar os outros integrantes para debater melhor as decisões.

Sempre alguém terá de ceder,  afinal, combinar agenda de 10 ou mais pessoas não é nada fácil. A melhor propaganda da sua partida ainda é o boca a boca, mas você também pode utilizar as redes sociais para convidar mais gente. Pois, quanto mais jogadores, menor o risco da seu rachão “furar” por falta de atleta.

Comunique-se

Se o goleiro não se comunicar com os seus zagueiros de forma correta, a chance do time de levar um gol é muito maior. Esse é um ponto meio que secundário na organização de uma pelada, mas faz toda a diferença lá na frente.

Como organizador, você tem a obrigação de comunicar tudo ao seu grupo, tudo mesmo. Qualquer tipo de mudança no horário, no valor da quadra, se alguém tem de levar a bola, enfim, surgiu alguma novidade, precisa ser divulgada.

O Whatsapp, aplicativo de mensagens, é excelente para isso. Na falta de tempo para ligar de um por um, monte um grupo com seus amigos e faça dele uma verdadeira mesa de diretoria. Todos os assuntos devem ser debatidos – até quem foi o melhor jogador da pelada.

A comunicação é fundamental para conseguir os 3 pontos, se Deus quiser!

Quem pagou ou quem falta pagar?

Tem um dito popular que afirma: “brasileiro só aprende quando mexe no bolso”. E, infelizmente, é verdade. Gerenciar o controle financeiro da pelada não é fácil.

Mas é preciso a firmeza de um zagueirão como o Durval do Sport para que tudo não saia da ordem.

O ideal é fazer um acompanhamento detalhado e abrir uma planilha de gastos com nomes de cada um e valores que eles contribuíram. Essa medida parece meio drástica, mas é justa, principalmente para que os bons pagadores não saiam prejudicados.

Estimule o desempenho!

A tecnologia já te ajudou desembolar o meio de campo da sua pelada e agora vai te dar argumentos e estatísticas. Sim, com o app Joga você terá todos os dados na palma da sua mão, literalmente.

O aplicativo oferece Mapa de Calor e Distância Percorrida e ao final ainda dá uma nota de acordo com o seu desempenho dentro de campo.

App Joga+

Essa é uma ótima alternativa para você estimular os seus companheiros de jogo a jogarem que nem profissionais e chamá-los para participar.

Afinal, ninguém vai querer ser o perna de pau da rodada, ainda mais com os números evidenciando isso!

Utilize cada uma dessas dicas. E caso você não utiliza ainda o app Joga, não perca mais tempo, baixe agora e voe em campo.

CONHEÇA O APP JOGA