Posicionamento e tática no futebol. O que será que essas palavras realmente significam em termos práticos e na rotina de jogo?

Muitas pessoas jogam futebol todas as semanas e mesmo assim ainda não sabem exatamente o que significa os termos posição, posicionamento e função.

Ou ainda a real diferença entre ser um meia, um meia central ou até um meia armador. Se você é um deles, respire em paz. Não é por isso que será vai ser taxado como um péssimo jogador.

A coisa não é assim tão simples, pelo contrário, existem pessoas que são pagas exclusivamente para desvendar esses termos e pensar em soluções de como melhorar o posicionamento e tática dos jogadores em campo.

Aqui nesse post, vamos mostrar qual a diferença entre posição, posicionamento e função e falar um pouco sobre esquema tático.

Como você é um craque, precisa saber mais sobre isso. Afinal, mudar seu posicionamento e tática no futebol pode ajudar no seu desempenho e te aproximar às suas metas de jogo.

Posicionamento e tática no futebol: diferenças e exemplos

Posição

Sendo bem pragmáticos, posição é o que o jogador fala que é. Simples assim. Desse modo, os únicos exemplos de posição são: lateral, zagueiro, volante, meia e atacante. Os demais termos escutados por ai são classificados como sub-categorias.

Posicionamento

Ai sim, as coisas começam a entrar em uma esfera mais profissional. Esse termo refere-se a onde o jogador se posiciona em relação ao esquema tático do time. Para saber qual o posicionamento de um atleta, é só verificar onde ele estava após uma saída de jogo do círculo central ou ainda nos tiros de meta mais longos.

Aqui cabe uma reflexão: um lateral deixar de ser lateral depois de ter jogado como um volante? Bom, se ele ainda acha que é um lateral, não.

A partir desse conceito, surgem algumas vertentes como: lateral-direito, lateral-esquerdo, ala direito, ala esquerdo, zagueiro, volante, volante da direita, volante da esquerda, interior da direita, interior da esquerda, meia central, meia direita, meia esquerda, atacante da direita, atacante da esquerda, atacante e centroavante.

Resumidamente, o posicionamento refere-se somente àquele espaço que o jogador ocupa dentro do esquema tático do time.

Função

Muitas vezes, entende-se o que é função somente com as flechinhas colocadas em um esquema tático dentro de um campo. É meio complexo, mas podemos dizer que são os movimentos mais repetitivos que um jogador realiza dentro de uma partida.

Um dos principais motivos pelos quais a função tem gerado controvérsias é o fato de que o jogador movimenta-se constantemente durante o jogo.  Dessa forma, pode realizar diferentes funções em diferentes fases da partida de futebol.

Por isso, cada jogador tem uma função de acordo com seu posicionamento em campo. E cada posicionamento pode apresentar diversas possibilidades de função. 

Posicionamento e tática no futebol: defina qual a sua

benefícios da embaixadinha

Bom, como dissemos acima, cada posicionamento apresenta diversas funções possíveis. Por isso, separamos a alguns exemplos reais para ilustrar as possibilidades que podemos explorar dentro do posicionamento e tática no futebol.

Lateral: lateral armador (Philliipp Lahm no Bayern de Guardiola); lateral defensivo (Howedes na Seleção da Alemanha),lateral equilibrado (Filipe Luis no Atlético de Madrid) e lateral ofensivo (Daniel Alves no Barcelona)

Zagueiro: zagueiro passador (Rafael Marques na Seleção do México); zagueiro “xerifão” (Thiago Heleno no Atlético-PR) e

Ala: Ala equilibrado (Júnior no São Paulo de 2005), Ala ofensivo (Cicinho no São Paulo de 2005) e ala defensivo.

Volante:  volante terceiro zagueiro (Ralf no Corinthians de 2015), volante de infiltração (Paulinho na Copa do Mundo de 2014), volante construtor (Busquets no Barcelona), volante agressivo (Amaral ex-Palmeiras e ex-Corinthians).

Interior: interior equilibrado (Xavi), interior defensivo (João Paulo no Atlético-PR 2013) e interior ofensivo (Elano no Santos de 2002).

Atacante: atacante muito móvel (Walter e Vagner Love), atacante fixo (Fred) ou atacante  móvel (Alexandre Pato quando joga centralizado). Ainda tem aqueles que chamam de “falso 9” (Messi quando joga na referência do ataque).

Agora, em relação a posição de meia desde 2010 as coisas mudaram um pouco e ficou um pouco mais complicado caracterizar o que é o posicionamento e função da posição de meia. Seria interssante fazer uma passagem pela história dos esquemas táticos mas podemos fazer isso em outro post.

Posicionamento e tática no futebol: use a tecnologia a seu favor

esportes para smartwatches

Onde você precisa ser um expert no futebol para saber que melhorar o posicionamento e tática no futebol é importante entender melhor sobre a sua movimentação dentro do campo.

Os melhores times são aqueles que o lateral ou o zagueiro realmente desarmam o adversário e não precisam pensar duas vezes antes de fazer um lançamento.   Existem tecnologias que podem te ajudar nesses casos, entre elas está o app Joga.

O autoconhecimento é uma ferramenta para alcançar uma performance de qualidade.

Pense em como você poderia melhorar sabendo qual foi a sua distância percorrida, a consistência tática, o desgaste e o ritmo durante o jogo? Ter consciência dessas informações, além de motivar, podem te levar a alcançar excelentes resultados físicos e táticos.

Dar um toque a mais na bola pode fazer toda a diferença entre conseguir chegar na cara do gol ou ser desarmado lá atrás por um marcador.

Existem tecnologias que podem te ajudar nesses casos, entre elas, está o app Joga. Baixe o app gratuitamente e fique por dentro das métricas do seu futebol.

CONHEÇA O APP JOGA