Caro amigo boleiro, vamos falar sobre porque o alongamento no futebol é tão importante. Absolutamente necessário em qualquer tipo de programa de condicionamento físico, esse conjunto de exercícios são utilizados para melhorar a flexibilidade, a resistência e a força. Porém, o tema envolve uma certa polêmica.

Existe um consenso a respeito da importância do alongamento. A discordância está na indicação ou contraindicação de se alongar depois do treino. Em linhas gerais, os profissionais de Educação Física recomendam a prática pelo menos após realizar atividades físicas. Porém, isso varia de pessoa para pessoa e é necessário uma análise mais a fundo para definir algumas diretrizes antes de sair alongando por aí.

Aqui nesse post, vamos falar sobre a importância do alongamento no futebol, qual sua finalidade e quais os tipos de exercícios existentes. Bora?

Alongamento no futebol: qual o objetivo?

Bom, os especialistas concordam o alongamento no futebol não possui o objetivo de prevenir lesões, por exemplo. Os benefícios estão em outras melhorias. Uma das principais é da flexibilidade e sabemos que isso é importante para quem pratica atividades físicas regulamente. Assim, alongar-se frequentemente é indicado para melhorar suas habilidades esportivas.

Os estudos acerca da prevenção de lesões não são conclusivos. Por outro lado, existem pesquisas realizadas ao longo das últimas décadas que corroboram os benefícios do alongamento no futebol para o aumento da flexibilidade. Por parece pouco, porém essa habilidade ajuda a atingir a mecânica perfeita dos exercícios praticados e evitar dor e lesão.

Por exemplo, se um jogador estiver com joelho estendido e os dedos não se movimentarem em direção à canela por 10 segundos pelo menos, o resultado será uma pisada ruim. Ainda, se durante uma caminhada ou corrida, a pessoa pisar para frente, usando parte anterior do pé, pode provocar uma lesão no joelho ou no próprio tornozelo.

Alongamento no futebol: quais os tipos existentes?

Em resumo, o alongamento no futebol ajuda na diminuição da rigidez muscular, facilita a realização dos movimentos, aumenta o fluxo sanguíneo na área trabalhada, melhora a oxigenação do tecido muscular, reduz dores e desenvolve a flexibilidade.

Parece uma troca justa por 10 minutos de exercícios, certo? Basicamente, os alongamentos se dividem em:

Estático –  são aqueles exercícios onde a pessoa permanece em uma determinada posição até que sinta o desconforto, permanecendo por um tempo determinado.

Dinâmico –  também conhecido como balístico, esse exercício consiste em alongar com baixa velocidade até uma posição onde percebe-se a resistência musculoarticular e, depois, retornar à posição inicial. Esses movimentos podem ser repetidos algumas vezes.

Passivo – são os exercícios realizado com ajuda externa de um profissional, utilizando alguns materiais de apoio, conduzidos até criar resistência.

Alongamento mediante facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) – são aqueles os quais, na  amplitude final do movimento, alcança-se uma isometria com o intuito de conseguir uma sensação de relaxamento. Na sequência, tornar-se a aumentar a amplitude.

É isso ai amigo boleiro, em breve vamos falar mais sobre os exercícios recomendados para antes e depois do jogo. Lembre-se de que antes de iniciar uma modalidade esportiva, é recomendável passar por uma avaliação e descobrir se sua musculatura está apta para realizar os movimentos, avaliando aspectos como mobilidade, nível de força e flexibilidade. Assim, será possível mapear um treino e definir a quantidade de tempo deverá ser destinada ao alongamento.

CONHEÇA O APP JOGA