Como ganhar arrancada no futebol? Apostando em exercícios de força para aumentar a velocidade e explosão. Falando assim, parece que é coisa de outro mundo. Mas fica tranquilo parça: com dedicação e disciplina se vai longe.

Desenvolver sua potência e levar o seu desempenho no campo para outro nível é totalmente viável. Ainda mais depois de ler esse post completo que nós da Joga preparamos para você. 

Fique com a gente e descubra como ganhar arrancada no futebol, melhorar a sua performance em campo, aumentar sua força e agilidade e deitar na próxima partida.

Como ganhar arrancada no futebol? Músculos potentes 

A resposta para “como ganhar arrancada no futebol” quase sempre vai ser: ganhando potência que nada mais é do que a habilidade de produzir força rapidamente. Quase uma equação trabalho realizado/tempo. Para isso, é importante aumentar e fortalecer seus membros. Afinal, um músculo maior e mais forte tem mais potencial para produzir mais força. Faz sentido, né? 

Com uma maior capacidade de força, será mais fácil e rápido movimentar o peso do corpo. Isso não quer dizer necessariamente que você vai tornar-se o mais veloz, no entanto, melhorar a potência contribui consideravelmente para desenvolver essa habilidade. 

Um jogador mais potente consegue preencher rapidamente os espaços na defesa do time adversário assim como estará posicionado para dar aquele bote e roubar a bola. E levar a galera no bolso.

Como fazer isso? Vamos conversar sobre na sequência: 

Como ganhar arrancada no futebol? 

Bom, aqui você já deve saber que para ganhar arrancada no futebol, você precisa aumentar a taxa de produção de força. Condicionamento físico e uma boa capacidade aeróbica/anaeróbica também são importantes. Mas sobre isso, conversamos em outra ocasião. 

Separamos uma sugestão de treino para potência, agilidade e velocidade que vai matar sua curiosidade sobre como ganhar arrancada no futebol. Lembre-se de que todo exercício físico precisa de acompanhamento profissional, essas informações são apenas orientações básicas para você ter uma noção. Beleza? 

#1 Treino de Pliometria

Os exercícios pliométricos são movimentos de resistência que envolvem  aceleração contra uma carga exterior. Na maioria das vezes, é o próprio peso corporal do atleta. Normalmente envolvem saltos rápidos com curto intervalo de tempo entre eles, de 3 a 5 minutos. Segue uma listinha de exercícios:

  • Agachamento com saltos – 5 séries com três minutos de intervalo; 
  • Saltos com duas pernas; – 5 repetições; 
  • Saltos com uma perna;  – 5 repetições; 
  • Subir em cima de uma caixa, saltar e pular na sequência: 5 repetições. 

Saiba mais no vídeo abaixo:

#2 Treine sua arrancada 

Como ganhar arrancada no futebol? Treine! Alcançar velocidades altas em distâncias curtas aumenta a agilidade do atleta. Por isso, corra 20 a 30 m em velocidade máxima. Uma dica importante é de que o movimento dos braços deve ser natural e relaxado durante a atividade. Deixe-os perto do seu corpo.

Durante esse tiro, concentre-se em dar passadas de forma naturais e uniforme, mantendo sempre os joelhos elevados.  E a cabeça idem, mantenha em uma posição confortável. Quando terminar, trote ou ande de volta ao ponto inicial e repita de duas a quatro vezes essa série. 

Quer se inspirar? Dá uma olhada no vídeo abaixo:

 

#3 Treino de agilidade

Um bom treinamento de arrancada no futebol envolve, principalmente, ser rápido no campo. Isso não se resume apenas à velocidade que o atleta alcança como também envolve a capacidade de movimentação, técnica ou velocidade. Mudar de direção rapidamente ao correr é uma forma de treinar isso. Alguns exercícios para isso são:

  1. Estique as articulações. Para aumentar a sua aceleração, é interessante correr e dar passadas mais longas e uniformes – estendendo as articulações. Além de aumentar o alcance das passadas, a extensão muscular aumenta sua velocidade.
  2. Faça exercícios com a bola. Outro ponto importante é desenvolver o controle de bola. Sempre que puder, carregue a bola pelo campo, utilizando todas as partes do pé (regiões internas, externas, partes superiores e inferiores). Para treinar a velocidade, adiante a bola para frente e corra atrás. Depois, treine a mudança de direção.

Pronto! Agora você tem em mãos um treino simples para você aprender como ganhar arrancada no futebol. Agora a bola está contigo. Lembre-se de investir no seu desenvolvimento e tenha disciplina. A prática leva a perfeição.

Quer saber mais sobre como ganhar arrancada no futebol? Dá uma olhada aqui nesse treino completo! 

CONHEÇA O APP JOGA