Boleiro que se preza precisa gostar de fazer e saber quais são os benefícios da embaixadinha. Afinal, é clássico do futebol e quem é curte o esporte de verdade, precisa saber como executar pelo menos meia dúzia delas.

Sem contar que dá para usar no futvôlei, uma outra atividade bem interessante de praticar. Ou apenas para desestressar depois de um dia ruim.

Aqui nesse post, vamos mostrar quais os benefícios da embaixadinha para treinar os fundamentos do futebol e porque fazê-la é um pensamento que todo jogador tem que manter – constantemente.

CONHEÇA O APP JOGA

Benefícios da embaixadinha: pratique sem moderação

Na Bahia, é conhecida como pontinho. No Rio de Janeiro, como altinha. Para muitos, embaixadinha. Dar aqueles sucessivos toques na bola, com os pés, com a coxa, os ombros ou com a cabeça – sem que caia no chão – é muito divertido. Não é a toa que as embaixadas são super presentes no free style. 

E fora o desestresse e a descontração que o exercício oferece, ainda existem uns benefícios extras como: coordenação motora,  equilíbrio e controle da bola. Vamos falar mais sobre eles adiante.

Antes, queremos deixar claro que futebol é essencialmente treino  e para conseguir executar uma embaixadinha com perfeição é necessário, antes de mais nada, praticar. Sem moderação. Pratique sempre e note melhorias diariamente.

Caso você precise de ajuda para começar a esboçar as primeiras altinhas, veja abaixo cinco passos rápidos:

 1) Segure a bola na frente do corpo

Uma boa forma de começar na arte de como fazer embaixadinha é começar com a bola nas mãos. Por isso, segure a bola na frente do seu corpo, na altura do peito, E solte-a no chão e deixe pingar. Quando ela estiver retornando desse quique, chute novamente com seu pé dominante.

2) Deixe os joelhos levemente dobrados

Para manter a estabilidade e equílibrio da bola, é importante é deixar os joelhos levemente dobrados. E ficar sempre de olho na bola. O segredo de ‘como fazer embaixadinhas’ é sempre reforçar o equílibrio.

3) Atinja a altura da sua barriga

O objetivo é conseguir atingir a altura da sua barriga. Por isso, treine. A dica aqui é evitar inclinar-se ou ainda esticar o pé para conseguir alcançar a bola. Lembre-se de fazer o mesmo com o outro pé – o que pode ser díficil no começo mas muito necessário. Não desista!

4) Aumente o número de forma gradual

Vá aumentando o número sequencial de embaixadinhas a medida que for pegando mais intimidade com a bola. Faça contato com mais força para que ela ganhe altura e faça o exercícios repetidas vezes sem que a bola caia no chão.

Benefícios da embaixadinha: quais são e porque investir nelas

Coordenação motora

O futebol destaca-se como um esporte chave no estímulo da capacidade motora. E as embaixadinhas pode ser grande amigas na hora de estimular a sua. Convenhamos, bater com em uma bola com ambos os pés parece ser um super exercício de coordenação, não acham?

E lembrem-se: quanto mais evoluída for a coordenação motora, mais os atletas podem realizar as jogadas estratégicas e com velocidade.

Equílibrio

De acordo com Howard Gardner, psicólogo americano, a inteligência corporal (habilidade motora), espacial (visão de jogo) e lógico-matemática são as funções cerebrais que fazem a diferença para o desempenho de jogadores de futebol.

Assim, equilíbrio no futebol é fundamental reduzir lesões, trabalhar as jogadas com mais precisão e claro, aumentar a performance. As embaixadinhas são ótimas para treinar o equlíbrio, principalmente, na hora de trocar de um pé para outro.

Aumenta a concentração

No futebol profissional, muitas partidas são decididas com a utilização do que chamamos de habilidade psicológicas, as quais, assim como as técnicas, demandam tempo, prática, persistência e sobretudo, conhecimento. Uma delas é a concentração.

Todos os times treinam seus jogadores nesse quesito e uma das formas de fazer isso é treinar a altinha. Observe que antes do jogo começar, os atletas reúnem-se em uma rodinha e ficam lançando a bola uns para os outros.

Jogar futebol de forma distraída e com a mente divagante por acarretar perda no desempenho, redução do rendimento e predispor o atleta a mais lesões.

Autoconhecimento

A embaixadinha é uma ferramenta interessante na hora de conhecer seu futebol e descobrir quais os são pontos de melhoria. Conhecer seu estilo de jogo e o autoconhecimento são eixos fundamentais dentro da estratégia de alcançar uma performance de qualidade.

O futebol é uma maneira interessante de trabalhar a consciência que temos de nós mesmos. Não saber nada sobre como é seu real desempenho no jogo afeta a qualidade da sua partida. A embaixadinha oferece a possibilidade de observar como anda a sua coordenação, o seu equilíbrio e a sua consciência corporal.

Fora isso, use a tecnologia a seu favor.  Pense em como você poderia melhorar sabendo qual foi a sua distância percorrida, a consistência tática, o desgaste e o ritmo durante o jogo? Ter consciência dessas informações, além de motivar, podem te levar a alcançar excelentes resultados físicos e táticos.

E não podemos deixar de relembrar de que o acompanhamento real e confiável de como foi o seu desempenho durante o jogo é importante para conhecer seus limites e explorar todo o potencial do seu corpo.

Esse pode ser um fator determinante e motivador para você encontrar a força necessária para jogar futebol. O app da Joga está ai para isso, é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

CONHEÇA O APP JOGA