Como controlar a ansiedade antes de um jogo de futebol? Manter-se no presente, respirar fundo, descansar na noite anterior, hidratar-se, pensar positivo e confiar em você. Essas são estratégias para diminuir o nervosismo antes da partida.

E o mais engraçado de tudo é que o próprio futebol pode ser considerado como uma maneira de controlar a ansiedade. Afinal de contas, a prática regular de exercícios diminui o estresse e é um dos promotores para a qualidade de vida. Ou seja, treinar constantemente e com disciplina, por si só, já é uma forma de manter a tranquilidade. 

No entanto, vamos conversar aqui sobre as outras táticas de como controlar a ansiedade antes de um jogo de futebol assim como descrevemos acima. Assim, no final do post, você terá em mãos algumas táticas para manter a calma e concentrar-se no que interessa: garantir sua performance em campo.

Vamos lá?

Como controlar a ansiedade antes de um jogo de futebol? Domine sua mente

Mantenha-se no presente

A ansiedade é gerada por pensamentos e cenários futuros que nem sabemos se realmente vai acontecer. Por isso, uma das maneiras de manter a calma é controlar os pensamentos e focar no presente.

Nossa mente possui dois estágios, o “circuito narrativo” onde a maioria de nós se encontra, o tempo todo e o  “circuito da experiência direta” que é o que nos permite entender o que está acontecendo conosco, no presente.

É importante lembrar que se um circuito está ativo, o outro está inativo. Os dois não funcionam juntos. Por isso, desenvolver a sua atenção plena é uma das maneiras mais eficazes de controlar a ansiedade. Você alcança isso por meio da meditação diária, em práticas como o mindfulness.

Respire fundo

Quando uma pessoa fica nervosa ou estressada,  a sua respiração se altera. Então, podemos concluir que a reciproca é verdadeira? SIM. Se você respirar corretamente conseguirá reproduzir uma sensação de tranquilidade e paz.  Uma  respiração correta feita pelo abdômen reduz os efeitos do estresse no cérebro e auxilia no bom funcionamento das funções cognitivas.  Além disso, diminui os efeitos da fadiga e do cansaço e facilita a prática da corrida. Respire!

  • Pratique a respiração quadrada: mais do que apenas inspirar e expirar, é importante realizar uma pausa antes de cada uma dessas ações;
  • Pratique a respiração abdominal deitada: coloque as mãos sobre o abdômen e conte enquanto respira, para criar um ritmo. Inspire contando mentalmente até quatro e expire pelo mesmo tempo, sempre pelas narinas.

Pense positivo

Jogar Futebol

Pensamento positivo faz toda a diferença. Feche os olhos por uns segundos antes de entrar em campo e lembre-se dos  jogos que a sua equipe ganhou e visualize cenários futuros positivos. Aquele drible, lance, o passe importante, a cobrança de falta perfeita… e o gol. Ensaiar mentalmente uma partida de sucesso aumenta a confiança. E melhorar seu rendimento.

Outra coisa legal é ser gentil consigo mesmo. Sabe aquelas conversas internas que todo mundo tem consigo mesmo?  A maioria das pessoas critica-se severamente em cada falha e mentaliza agressões contra si mesmo. Por isso, seja complacente no seu diálogo interior.

Estudos mostram aqueles que desenvolvem autocompaixão controlam a ansiedade e reduzem o estresse. Comece dizendo frases simples e boas sobre como ‘você consegue fazer isso’. E veja os resultados.  

Como controlar a ansiedade antes de um jogo de futebol? Respeite seu corpo

Beba água

Essa dica parece bem óbvia só que aprendemos que o óbvio precisa ser dito. Quando faltar cerca de duas horas para o jogo, beba de 500 ml a 600 ml de água fora os 2 a 3 litros habituais.

Hidratar o corpo antes de entrar em campo vai te deixar com a cabeça bem tranquila e te manter ainda mais concentrado. Algumas pessoas preferem ingerir algum isotônico, para elevar a quantidade de carboidratos e eletrólitos no organismo. Essa é uma das melhores maneiras de controlar a ansiedade antes de um jogo de futebol

Confie em você

Correr - Corrida - Futebol

Controlar a ansiedade antes de um jogo de futebol envolve em confiar em você e no desempenho. E a chave para melhorar a sua autoestima (e o seu futebol) é reprogramar sua mente sobre o que pensa acerca de si mesmo. Confie em você. Ser mais positivo consigo mesmo o coloca no caminho de uma autoconfiança melhor em campo. Outras atitudes que podem ajudar:

  • Listar suas principais habilidades;
  • Ter um registro do seu desempenho durante as partidas;
  • Estabelecer metas.

Ainda, para controlar a ansiedade antes de um jogo de futebol é importante se autoconhecer. Lembre-se de que conhecer a si mesmo é essência da vida e conhecer seu futebol vai te levar a outro nível. Antigamente, era necessário contar com a experiência e orientação de profissionais que nem sempre existiam (ou estavam) nas peladas.

Hoje, com a tecnologia, você em acesso à informações sobre seu estilo de jogo como posicionamento, movimentação, arrancadas, ritmo jogo a jogo dentre outras… Assim você pode descobrir quais são os pontos de melhorias e esforçar-se para ser melhor partida a partida.

Esse é o objetivo do app da Joga – ser a sua comissão tática de bolso. Experimente a versão gratuita! Você não vai se arrepender.

CONHEÇA O APP JOGA