Qual a importância do sono para atletas? As horas passadas dormindo aceleram a recuperação celular, produzem e regulam hormônios auxiliares nesse processo como também controlam aqueles relacionados a fome e saciedade. Fora isso, ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.

Parece que faz sentido uma boa noite de sono depois de um treino pesado, né? Isso mesmo amigo boleiro. Dormir bem é vital para os atletas. A evolução de qualquer esportista é baseada em um tripé: treino planejado, nutrição adequada e descanso. Isso pode ser traduzido como sono e tempo de recuperação entre os exercícios.

Se qualquer uma dessas três situações não forem adequadas, o rendimento fica comprometido. Isso vale para o futebol como para qualquer outra modalidade. Entendeu qual a importância do sono para atletas? Se não, calma. Vamos conversar mais sobre isso a seguir.

Importância do sono para atletas: fases do sono

 

Para entender o que acontece no corpo quando dormimos, é fundamental compreender as fases do sono. Basicamente, são cinco estágios: as primeiras três etapas são chamadas de “estado de relaxamento”. O quarto e quinto subsequentes, são denominadas “sono profundo”. É justamente nessa fase em que realmente acontece a recuperação.

Por isso, note que quantidade e qualidade de sono são duas coisas completamente diferentes. Mesmo que os atletas durmam o número de horas considerado ideal, se não atingirem os estágios considerados profundos, nada feito. Vários motivos levam a uma noite de sono mal dormida: respiração, estresse, ansiedade ou mau posicionamento na cama são alguns deles.

Outro ponto que merece destaque é a necessidade diária de descanso. Existem pessoas que estão restauradas com seis horas de sono como existem outras que precisam de nove. Em linhas gerais, considerando a média da população adulta, são necessárias de 7 a 8 horas diárias.

 

Importância do sono para atletas: o que acontece

Durante o sono, o corpo produz diversos hormônios, principalmente, o GH (o do crescimento) cujo pico acontece meia hora depois da pessoa dormir. Sua produção é fundamental para o desempenho físico, uma vez que evita o acúmulo de gordura, aumenta a síntese de proteínas nos músculos e, de quebra, ainda combate a osteoporose.

Outro hormônio produzido durante o sono é a leptina, responsável pelo controle da sensação de saciedade. Por isso, quem dorme pouco sente uma necessidade maior de ingerir alimentos. Literalmente, o sono alimenta. Outro ponto importante é que horas bem dormidas inibem a produção de cortisol que possui uma ação antagônica da insulina.

Ou seja, dormir menos acarreta uma menor produção desse hormônio, o que leva a uma elevação da quantidade de glicose no sangue. Em alta escala, pode resultar em estado pré-diabético ou mesmo à diabetes propriamente dita.

Importância do sono para atletas: como dormir melhor

Agora que você sabe da importância do sono para atletas, acompanhe algumas dicas para descansar melhor depois dos treinos. Até porque tem muita gente que não consegue dormir logo de cara assim, o que é completamente normal. As atividades físicas estimulam o sistema nervoso autônomo. Então, é preciso se acalmar antes de cair no sono. Dê tempo ao tempo. Essa é a primeira dica.

Veja mais algumas:

  1. Termine seu treino no máximo duas horas antes de ir para cama: dessa forma, a prática esportiva não vai atrapalhar o seu sono. Se você prefere treinar de manhã, antes de ir para o trabalho, tente dormir um pouco mais cedo na noite anterior. Isso vai te ajudar a não acordar cansado e sem energia.
  2. Luz baixa é altamente recomendável porque praticamente reproduz o fenômeno natural do pôr do sol. Por isso, ilumine o ambiente com luzes baixas no final do dia. Provavelmente, seu corpo reagirá e você vai dormir mais rápido.
  3.  Apague as luzes quando for dormir. Um quarto escuro ajuda na liberação da melatonina no seu corpo e auxilia a condução dos processos metabólicos necessários para você cair no sono.
  4. Criar um ritual antes de dormir é aconselhado. Por exemplo, tome banho, escove os dentes e leia um livro. Dessa forma, você vai condicionar o seu corpo, o qual vai aprender que depois de uma coisa vem a outra.
  5. Conforto térmico e um quarto fresco são essenciais para um sono tranquilo. Mantenha a temperatura do seu quarto entre 16 °C e 18 °C.

Recuperação muscular, liberação de hormônios essenciais, diminuir a saciedade e controlar o nível de glicose no sangue. Esperamos que aqui já tenha ficado claro qual importância do sono para atletas.

Valorize seu sonho e esforce-se para dormir bem, principalmente na noite anterior a partida. Isso é essencial para um bom desempenho.

CONHEÇA O APP JOGA