Quem está no meio do futebol, como a gente, sabe que o medo de jogar bola é algo real. O sentimento de incapacidade, a ansiedade e o receio de errar trazem consequências muito negativas para o desempenho individual no esporte.

Os sentimentos são bem variados: medo de jogos oficiais, de arriscar dribles, de fazer passes mais ousados, de comprometer o resultado final, do julgamento dos amigos ou das críticas… a lista é grande.

Por isso, qualquer pessoa que queira destacar-se na performance esportiva ou apenas ser um cara bom no meio da pelada com os amigos precisa controlar as emoções negativas. Afinal, o medo de jogar bola interfere na tomada de decisões – uma das principais atitudes de um bom atleta.

Quando estamos com medo, o jogo perde o brilho, a alegria e a intensidade que espera-se de um jogador de futebol. Por isso, aqui nesse post, vamos citar cinco estratégias para construir um estado emocional fortalecido, memórias positivas e uma confiança inabalável.

Como perder o medo de jogar bola?

como aprender a jogar futebol depois de velho

Antes de entrar nas estratégias em si, gostaríamos de ressaltar que cinco minutos bastam para você ler todo esse post.  Cada uma das orientações pode ser lida em apenas um minuto.

No entanto, para perder realmente o medo de jogar bola, precisamos que você concentre-se e treine. Como sempre dissemos aqui, futebol é nada mais do que disciplina e pura persistência.

Vamos lá?

#1 Preste atenção no seu diálogo interno

A maioria dos seres humanos repetem frases negativas, e a partir disso, criam um  ambiente tóxico em sua mente.  As palavras possuem um poder impressionante e nos congela.

Então, na próxima vez que você perceber que está pensando alguma coisa como ‘futebol é esquema’, ‘sou ruim de bola’, ‘sou azarado’, ou ainda ‘não vou conseguir’, pare, respire por uns segundos e questione-se por que está pensando assim.

#2 Crie pensamentos positivos

Quando você se pegar no meio de um pensamento negativo, construa um pensamento positivo logo na sequência. Mentalize como seria o jogo perfeito, a jogada perfeita, o gol do título…

Feche os olhos e reviva os bons momentos com o futebol, ao lado dos seus amigos, depois de uma boa partida. Mentalizar coisas boas e contruir memórias positivas constrói um ambiente própicio para vencer.

#3 Envolva-se com o seu estilo de jogo

Todos nós temos medo do que não conhecemos ou dominamos. Ou seja, quanto mais você conhecer sobre seu corpo, sua velocidade, a distância percorrida nas partidas, seu posicionamento dentro do campo, seu desempenho e onde pode melhorar, mais confiança você ganha.

Envolva-se com seu futebol! Descubra seus pontos fortes, explore-os. E depois, conheça seus pontos fracos e enfrente-os. Assim, sua coragem vai começar a surgir, em cada jogada.

#4 Sorria!

Quem é melhor jogador da pelada

Quando estamos felizes e alegres é quando conseguimos dar o melhor de nós mesmo. Ao contrário do que você pensa, não são os bons resultados de uma partida que fazem os jogadores felizes, e sim, a felicidade que possuem no momento em que estão em campo.

Observe com atenção a atuação dos grandes jogadores em campo: Messi, Cristiano Ronaldo, MBappé, Alexis Sánchez, Iniesta, Pogba… todos estão descontraídos em suas posições o que abre espaço para uma performance espontânea. Por isso, lembre-se que sorrir potencializa nossa capacidade.

#5 Trace suas metas

Comece a traçar alguns objetivos diários, semanais e mensais. Escreva em um papel todas as suas metas e organize a sua mente para de fato materializar tudo isso que você quer ser. E então, acompanhe de perto seu desempenho e veja a sua evolução. O app da Joga é uma boa forma para monitorar a sua performance no futebol e ainda é gratuito.

Objetivos traçados e alcançados podem ser diariamente cumpridos, com autoconfiança, prazer e satisfação pessoal. Acredite, avançar um pouquinho todos os dias é fundamental para quem deseja chegar a algum lugar.

*

No final das contas, todos nós possuímos medos, ansiedades e inseguranças. Afinal, somos seres humanos. A diferença entre um jogador amador e um profissional é o quanto conseguimos controlar nossos medos e converter essa energia em nome de uma alta performance. Mantenha em mente que seu sonho é sagrado. E ninguém pode tirar isso de você.

E então, para cima deles!

CONHEÇA O APP JOGA

 

O que acha de baixar o Joga? Estamos presentes tanto na GooglePlay (Android) quanto na AppleStore (iOS). Você terá todos os dados em mãos para poder incentivar o seu time a jogar todas as semanas.