Como começar um plano de marketing para escolinhas de futebol? Há uns anos, quando você começou, era algo tão simples. Simplesmente imprimir uns panfletos e espalhar pelo bairro. Ou ainda contar com as indicações dos pais. No entanto, agora, em pleno século XXI as coisas mudaram um pouco. O mundo está interconectado, digital, globalizado… e agora… pandêmico.
Para sobreviver em um lugar com tantas camadas de complexidade, hora de abrir a sua cabeça.  Principalmente, no contexto atual. Afinal, existem décadas que não acontece nada, mas, existem anos que acontecem décadas. 2020 foi um deles. E 2021 segue a mesma toada.
A pandemia acrescentou uma camada extra de complexidade e todos os negócios tiveram que rever suas estratégias.
 Se você está pensando que marketing para escolinhas de futebol ainda é fazer anúncio no Facebook ou dar desconto na mensalidade, esse post apareceu na hora certa.

Vamos mostrar como fazer um plano de marketing efetivo para sua escolinha de futebol, o qual realmente funciona.

Correr - Corrida - Futebol

Plano de marketing para escolinha de futebol: nova mentalidade

 As instituições de ensino, como a sua escolinha de futebol, são as mais afetadas com as medidas de isolamento social. Por isso, é muito importante considerar todo o contexto atual na hora de pensar em estratégias de marketing digital para a sua escolinha de futebol.Muitas pessoas ainda pensam em ações como mídias pagas no Facebook ou em redes sociais. Ou ainda colocar um anúncio no Google. Isso realmente pode ajudar, existem diversas estratégias de atração que vão diretamente neste sentido. No entanto, com a pandemia, a ideia é pensar em algo revolucionário que possa atrair e tornar a experiência aprendizagem da sua escolinha como um diferencial indiscutível.

Como mencionamos, estamos em um mundo cada dia mais digital e globalizado. A tecnologia e a análise de dados estão presentes no dia a dia, desde a hora de pedir um delivery ou um transporte por aplicativo. Todas as instituições de ensino estão, de alguma maneira, reinventando-se e a sua escolinha de futebol precisa fazer parte deste movimento.

Por isso, mais que uma dica como ‘desenhar um funil de conversão’ ou ainda ‘investir em mídia paga’, a ideia é pensar em como investir em transformação digital e tecnologia para a sua escolinha sobreviver em um mundo que está mudando e nos afetando. Vamos trazer outra visão sobre o que sua empresa pode fazer para atrair, motivar e reter alunos, oferecendo novas experiências de aprendizagem.

Como diminuir o desgaste

Plano de marketing para escolinha de futebol: primeiros passos

Estamos chamando a sua atenção para pensar fora da caixa. Afinal, como a marca da sua escolinha de futebol pode satisfazer os seus alunos? Encher os olhos dos pais? Oferecer uma experiência de aprendizado tão apaixonante quanto o esporte que ensina?

Lembre-se que os clientes e consumidores são cada dia mais curiosos, exigentes e impacientes. Assim, as novas estratégias de marketing incluem, obrigatoriamente:

  • Posicionamento no digital;
  • Atualização de canais;
  • Linguagem direcionada;
  • Ferramentas tecnológicas;
  • Velocidade nas mudanças.

Sua empresa não precisa vender um produto de tecnologia para ser conhecida, reconhecida, comunicada e julgada no meio digital. A experiência tecnológica que você oferece para seu cliente será a sua marca. Essa é a principal diretriz de qualquer das estratégias que adotar para conquistar mais alunos.

Veja alguns exemplos:

Ressalte seus diferenciais e sua excelência

mobiilidade

As tecnologias quebram barreiras, otimizam o tempo e empoderam as empresas com uma imensidão de dados. E todo trabalho de marketing consiste em evidenciar o excelente trabalho que sua escola fazCom essas informações em mãos, você consegue elaborar uma argumentação consistente de vendas aplicada e direcionada às estratégias de marketing para escolinhas de futebol.

Envolva os pais no processo de ensino aprendizagem

Pais são elementos importantes dentro do aprendizado do futebol e trazê-los para dentro do ambiente de ensino tem inúmeras vantagens. Saia do lugar comum e aposte em estratégias inteligentes para inclui-los como

  1. Amplie os canais de comunicação e ofereça um atendimento acolhedor.
  2. Aposte em tecnologias para os pais visualizarem os treinos e objetivos da escola;
  3. Ofereça materiais com os resultados dos alunos para compartilhamento nas redes sociais.

Crie uma experiência inesquecível

Quem é melhor jogador da pelada

Lembre-se sempre: sua escolinha não pode ser mais uma. Ensinar futebol não é o suficiente hoje em dia. O aprendizado está mudando, oferecendo possibilidades do aluno tornarem-se protagonistas dos seu próprio processo.

Assim, é fundamental criar um treino personalizado, que desperte o interesse e a motivação interna de todos, dentro e fora de campo. Fora isso, a tecnologia e as ferramentas inovadoras precisam estar cada dia mais presentes. Diante de cenários incertos e imprevistos (como a pandemia de Covid-19), é essencial oferecer possibilidades de ensino que estejam além das quatro linhas de campo.

Além de apostar em metodologias de ensino, manuais de conduta, ter processos bem delineados e ter integração com as demais equipes de trabalho é fundamental pensar em diferenciais que destaque a sua instituição das demais.

Utilize tecnologia

Assim, é fundamental criar um treino personalizado, que desperte o interesse e a motivação interna de todos, dentro e fora de campo. Além isso, a tecnologia e as ferramentas inovadoras precisam estar cada dia mais presentes. Diante de cenários incertos e imprevistos (como a pandemia de Covid-19), é essencial oferecer possibilidades de ensino que estejam além das quatro linhas de campo.

Quando pensamos como atrair e reter alunos, é importante entender o que é conceito que está muito além de entregar panfleto no bairro. É inserir sua rede, sua unidade, sua escola na era digital e transformar o ensino do esporte.

O que você está fazendo de fato para adaptar a esse novo contexto? O futebol profissional, por exemplo, conta com tecnologia de monitoramento para garantir a evolução dos profissionais. Você está dentro desse movimento ou está ficando para trás?

O aplicativo Joga oferece desde a gestão de atletas até o acompanhamento de jogadores de alto rendimento. Reduza custos no seu clube com um único sistema e ainda tenha um boletim completo dos atletas da sua escola ou clube. Solicite uma demonstração.

TENHA O APP JOGA NO SEU CLUBE OU ESCOLA