Estamos aqui para falar sobre treinamento de arrancada de futebol. Gostaríamos que você terminasse esse post achando que esse é essa é a melhor sequência de exercícios que já encontrou. E sinta-se motivado para começar já no próximo jogo com a galera. E que ainda queira acrescentar algum comentário ou uma expertise pessoal no final.

Independentemente das nossas expectativas e das suas como jogador, se você está aqui, deve saber que futebol é um esporte que exige velocidade, condicionamento físico e resistência. Ninguém espera de você um desempenho profissional, mas, sem dúvidas, ter mais explosão na hora da arrancada é algo que melhoraria seu jogo.

Vale a pena ressaltar que para ter um resultado ainda mais favorável, é interessante controlar a mente, trabalhar a velocidade mental – como senso de antecipação, agilidade, tempo de resposta e domínio da bola. Mas vamos com calma. Tudo tem sua hora e estamos aqui para falar do melhor treinamento de arrancada de futebol.

Antes de entramos no X da questão, queremos fazer uma provocação: você já parou para pensar a velocidade que alcança em campo? Ou ainda quais são as suas melhores arrancadas? Sabia que você pode fazer esse monitoramento? Para isso, basta baixar o app Joga, usar no seu celular junto com o colete ou no seu smartwatch.

CONHEÇA O APP JOGA

 

Isso ajuda bastante melhorar suas arrancadas e seu futebol como um todo. Acredite.

Treinamento de arrancada de futebol: siga uma rotina

benefícios da embaixadinha

A gente não cansa de dizer: futebol é treino e disciplina. Não existe fórmula mágica e nenhum treino no mundo vai te tornar um bom jogador do dia para a noite. Mas com boas dicas, você pode avançar e realizar melhorias vísiveis no seu futebol. Para isso, a dica inicial é siga uma rotina de treino – quase como se fosse um ritual.

Comece fazendo um aquecimento. Antes de iniciar o treinamento de arrancada no futebol, sempre interessante aquecer, alongar e fazer exercícios leves. Pular essa etapa aumenta consideravelmente as chances de lesão.

Sempre inicie com o treino de velocidade. Essas devem ser as primeiras na sessão de treinamento (logo após o aquecimento). Como exigem força e resistência, o ideal é que sejam realizadas com o corpo ainda descansado. Caso o  contrário, pode ser mais díficil alcançar o potencial adequado de velocidade.

Fortaleça os músculos. Para ganhar velocidade no futebol, é fundamental ter força e resistência. Isso se consegue apenas com a ajuda de exercícios físicos como agachamentos e saltos, além dos famosos treinos de musculação. Não faça sozinho – sempre conte com a orientação de profissionais.

Treinamento de arrancada de futebol: agilidade

condicionamento físico no futebol

Um bom treinamento de arrancada no futebol envolve, principalmente, ser rápido no campo. Isso não se resume apenas à velocidade que o atleta alcança como também envolve a capacidade de movimentação, técnica ou velocidade. Mudar de direção rapidamente ao correr é uma forma de treinar isso.

Se quiser engajar a galera, um exercícios legal é o do semáforo. Uma pessoa fica de costas para os participantes que devem seguir na direção dela (enquanto o sinal estiver verde). No momento em que ela virar, todos devem parar imediatamente (quando o sinal estiver vermelho). Além disso, outras dicas são:

  1. Estique as articulações. Para aumentar a sua aceleração, é interessante correr e dar passadas mais longas e uniformes – estendendo as articulações. Além de aumentar o alcance das passadas, a extensão muscular aumenta sua velocidade.
  2. Faça exercícios com a bola. Outro ponto importante é desenvolver o controle de bola. Sempre que puder, carregue a bola pelo campo, utilizando todas as partes do pé (regiões internas, externas, partes superiores e inferiores). Para treinar a velocidade, adiante a bola para frente e corra atrás. Depois, treine a mudança de direção.

Treinamento de arrancada de futebol: adquirindo velocidade

 

como ganhar arrancada no futebol

  1. Exercícios de velocidade alta: Corra por 20 a 30 metros o mais rápido que você conseguir. E existe uma postura corporal adequada para isso: o movimento dos braços deve ser natural e relaxado, perto do corpo. As passadas devem ser uniformar e os joelhos elevados. Lembre-se de deixar a cabeça em posição natural e relaxada. Ao terminar, volte caminhando até o ponto inicial. E então, repita de duas a quatro vezes.
  2. Atividades de aceleração: Esses exercícios ajudam a alcançar boas velocidades e desacelarar de maneira mais eficiente. Além disso, é um fundamento para conseguir altas velocidades para outros exercícios. Por isso, para começar, uma atividade de aceleração simples é intercalar corrida por 9 metros e trote por mais 9 metros. Depois, caminhe por 5 metros. E comece de novo.
  3. Treinos intervalados: Para ser mais ágil na hora do jogo, é necessário contar com as arrancadas. Por isso, é interessante intercalá-la com outros movimentos. Para isso, faça 30 minutos de treinamento intervalado e alterne com um trote leve (de cinco a dez minutos) e depois, aposte em um exercícios mais intenso como subir escadas, dar tiros ou ainda usar a escada de agilidade.

     Treinamento de arrancada de futebol: use tecnologia a seu favor

Assim como dissemos acima, as tecnologias estão avançando e transformando a maneira que consumimos, vivenciamos, assistimos e praticamos atividades físicas. Enquanto isso, as tecnologias, como os smartwatches, estão transformando os esportes profundamente e elevando o jogo para um nível nunca antes imaginado.

Avanços dos conhecimento, da tecnologia, da análise, coleta e medição de dados performáticos dos jogadores por meio do GPS garantem a evolução do futebol como um todo. E precisam garantir a sua.

O app Joga possui métricas exclusivas para analisar o seu futebol do ponto de vista técnico, tático e físico. A versão gratuita mostra o tempo jogado, a velocidade média, as calorias queimadas, a movimentação minuto a minuto e o posicionamento total por meio de um mapa de calor.

Recentemente, lançamos a versão Premium com dados exclusivos e aprofundados como ritmo total, desgaste físico,  defesas, velocidade máxima E arrancadas de ataques.  Com essas informações, você vai aprender mais sobre as suas arrancadas e como melhorar seu desempenho nesse ponto em específico.

Além disso, com estatísticas em mãos, é possível fazer a comparação de corrida, presença na área, resistência física e assim buscar treinamentos específicos para as áreas deficientes.

Correr melhor, por exemplo, ou então diminuir o desgaste, são coisas que vão te ajudar muito na hora do jogo. Marcar aquele atacante liso ou então anotar o gol da vitória. O aplicativo de futebol Joga, está aí para ajudar.

O que acha de baixar o Joga? Estamos presentes tanto na GooglePlay (Android) quanto na AppleStore (iOS). Você terá todos os dados em mãos para poder incentivar o seu time a jogar todas as semanas.

CONHEÇA O APP JOGA