Como fazer marketing para escolinhas de futebol? Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre os gestores e os coordenadores, afinal, para o negócio manter-se funcionando é preciso captar — e também reter — alunos em quantidade significativa. No entanto, quais as estratégias mais adequadas para atingir esse objetivo? Para te guiar para além de um simples processo de aquisição de aluno, separamos algumas dicas para avalancar o negócio.

Logo no início da conversa, é importante refletir sobre o diferencial da sua escolinha. Quais as características colocam o seu método de ensino à frente das outras? Os treinadores e a equipe de apoio são mais qualificados?  Investe em infraestrutura e tecnologia de ponta? Utiliza uma metodologia inovadora apoiada em dados para a tomada de decisão?

A pergunta de ouro é: por que os pais devem matricular e manter os filhos na sua escolinha de futebol?  Apenas depois de refletir sobre esses itens, você pode começar desenvolver as melhores ações. As dicas a seguir irão te ajudar.

Marketing para escolinhas de futebol: evidencie a excelência

Todo trabalho de marketing consiste em evidenciar o excelente trabalho que sua escola faz. Afinal, apesar do seu objetivo ser aumentar o número de matrículas, os pais dos seus alunos (e eles próprios) não querem apenas fazer parte da sua instituição. Você vende um produto, o seu cliente compra um benefício. Mantenha isso em mente. 

Para isso, além das reflexões acima, você precisa coletar algumas informações sobre seus principais clientes, os principais concorrentes, o tamanho e os movimentos do mercado. Por exemplo, o futebol profissional conta com tecnologia de monitoramento para garantir a evolução dos profissionais. Você está dentro desse movimento ou está ficando para trás?

Com esses dados, você consegue elaborar uma argumentação consistente de vendas que pode ser aplicada às estratégias de marketing para escolinhas de futebol. Exemplos:

  • Marca internacional, presente em mais de 15 países (se você for uma franquia);
  • Uniformes oficiais de tal marca, igual aos jogadores profissionais;
  • Treinadores e equipe de apoio altamente qualificados;
  •  Tecnologia de análise de dados para tomada de decisões;
  • Campeonatos e amistosos.

Marketing para escolinhas de futebol: insira os pais no cotidiano

Pais são elementos importantes dentro do aprendizado do futebol e trazê-los para dentro do ambiente de ensino tem inúmeras vantagens. Os alunos sentem-se mais motivados, os pais sente-se como parte do processo, todos desenvolvem senso de pertencimento com sua marca e constroem uma comunidade ao redor da sua escolinha. Esses sentimentos despertam a vontade de indicar a sua escola para os amigos e, ainda, continuar nela.

Porém, nem todo aluno gosta de ter o pai gritando na beira do campo e nem todo treinador sente-se confortável de com a mãe comentando sobre o que deveria ser feito em campo. Por isso, saia do lugar comum e aposte em estratégias inteligentes para trazer os pais para dentro do ambiente de aprendizado do futebol. Algumas dicas:

  1. Promova visitas para aqueles pais que se mostrarem interessados em conhecer a sua escolinha de futebol;
  2. Faça eventos para expor os resultados e criar vínculos entre as partes;
  3. Amplie os canais de comunicação e ofereça um atendimento acolhedor.
  4. Aposte em tecnologias para os pais visualizarem os treinos e objetivos da escola;
  5. Ofereça materiais com os resultados dos alunos para compartilhamento nas redes sociais.

Marketing para escolinhas de futebol: ofereça uma experiência

Mais do que ensinar futebol, o que vai atrair e reter alunos é com eles se sentem no campo da sua instituição. Por isso, a principal estratégia de marketing para escolinhas de futebol é criar um ambiente acolhedor, confortável e harmônico. Isso envolve diversos fatores, desde o treinamento da equipe até a estrutura oferecida.

Além de apostar em metodologias de ensino, manuais de conduta, ter processos bem delineados e ter integração com as demais equipes de trabalho é fundamental pensar em diferenciais que destaque a sua instituições das demais.

Lembre-se sempre: sua escolinha não pode ser mais uma. Ensinar futebol não é o suficiente hoje em dia. O aprendizado está mudando, oferecendo possibilidades do aluno tornar-se protagonistas dos seus próprios processos.

Assim, é fundamental criar um treino personalizado e que desperte o interesse e a motivação interna de todos, dentro e fora de campo. Fora isso, a tecnologia e as ferramentas inovadoras precisam estar cada dia mais presentes.

Diante de cenários incertos e imprevistos (como a pandemia de Covid-19), é essencial oferecer possibilidades de ensino que estejam além das quatro linhas de campo.

Concentre-se nesses três pilares e assim, comece a desenhar as principais estratégias de marketing para escolinhas de futebol. Com esses conceitos norteadores, você estará apto a criar um planejamento consistente e desenhar as ações ideais para conquistar seus objetivos.

Um conselho final: pense fora da caixa. Em pleno século XXI, apenas as empresas que pensarem a frente vão se destacar.

É isso! Esperamos que essas dicas tenham sido importantes para você e sua família. Acompanhe o blog da Joga e tenha acesso a mais orientações e dicas.