O que é marketing para escolas de futebol? Se você pensou em algo tão simples como entregar panfleto, amigo, está na hora de abrir a sua cabeça.  Principalmente, depois de 2020. Existem décadas que não acontece nada. Mas existem anos que acontecem décadas. Esse foi um deles.
A pandemia acrescentou uma camada extra de complexidade e todos os negócios tiveram que rever suas estratégias.
 Se você está pensando que marketing para escolas de futebol ainda é fazer anúncio no Facebook ou dar desconto na mensalidade, esse post apareceu na hora certa.
Vamos trazer outra visão sobre o que sua empresa pode fazer para atrair. motivar e reter alunos, oferecendo novas experiências de aprendizagem.
Em um mundo cada dia mais digital e globalizado, uma escola de futebol, assim como qualquer empresa, precisa reiventar-se para sobreviver em um mundo que está mudando e nos afetando.
Está na hora de entender que antigos modelos, validados e consolidados por tanto tempo não fazem mais sentido em um contexto.
Aqui nesse post, nós da Joga, vamos mostrar o que é marketing para escolas de futebol ajustado ao cenário atual, quais as principais estratégias e porque sua escola precisa começar a investir em transformação digital e tecnologia. Vamos lá?

O que é marketing para escolas de futebol? Comece mudando

Alguns números para pensarmos melhor sobre o que é o marketing para escolas de futebol. Hoje em dia, 147 milhões de brasileiros utilizam a internet. Pare e olhe ao redor. O mundo já é digital: você pede comida pelo IFood e um carro pelo Uber.

Mais do que isso, o futuro do mundo vai depender da digitalização. Principalmente, tratando-se da recuperação econômica pós-Covid.
Em 2024, teremos 72% de brasileiros conectados à internet e mais de mais de 90% destes usuários estarão no celular. É um país cada dia mais digital, no entanto, nem todas as empresas estão no mesmo ritmo.
Para sobreviver em um mundo volátil e inconstante é importante desenvolver uma nova mentalidade para resolvermos os novos problemas.
Por isso, marketing para escolas de futebol vai muito além que fazer anúncio em mídia paga ou entregar panfleto no bairro. Ser uma empresa digital não é ter uma página no Facebook.
Para pensar em estratégias efetivas, é importante ter abertura para novas ideias e enxergar mudanças como oportunidades. Apenas assim, sua escolas vai sobreviver às próximas crises e destacar-se das demais.

O que é marketing para escolas de futebol? Estratégias 

equílibrio no futebol

Estamos chamando a sua atenção para pensar fora da caixa. Afinal, como a marca da sua escola de futebol pode satisfazer os seus alunos? Encher os olhos dos pais? Oferecer uma experiência de aprendizado tão apaixonante quanto o esporte que ensina?

Lembre-se que os clientes e consumidores são cada dia mais curiosos, exigentes e impacientes. Assim, as novas estratégias de marketing incluem, obrigatoriamente:

  • Posicionamento no digital;
  • Atualização de canais;
  • Linguagem direcionada;
  • Ferramentas tecnológicas;
  • Velocidade nas mudanças.

Sua empresa não precisa vender um produto de tecnologia para ser conhecida, reconhecida, comunicada e julgada no meio digital. A experiência tecnológica que você oferece para seu cliente será a sua marca. Essa é a principal diretriz de qualquer das estratégias que adotar para conquistar mais alunos.

Veja alguns exemplos:

Estratégia 01: evidencie a excelência

As tecnologias quebram barreiras, otimizam o tempo e empoderam as empresas com uma imensidão de dados. E todo trabalho de marketing consiste em evidenciar o excelente trabalho que sua escola fazCom essas informações em mãos, você consegue elaborar uma argumentação consistente de vendas aplicada e direcionada às estratégias de marketing para escolas de futebol.

Estratégia 02: envolva os pais no processo

Pais são elementos importantes dentro do aprendizado do futebol e trazê-los para dentro do ambiente de ensino tem inúmeras vantagens. Saia do lugar comum e aposte em estratégias inteligentes para inclui-los como

  1. Amplie os canais de comunicação e ofereça um atendimento acolhedor.
  2. Aposte em tecnologias para os pais visualizarem os treinos e objetivos da escola;
  3. Ofereça materiais com os resultados dos alunos para compartilhamento nas redes sociais.

Estratégia 03: crie uma experiência

Lembre-se sempre: sua escola não pode ser mais uma. Ensinar futebol não é o suficiente hoje em dia. O aprendizado está mudando, oferecendo possibilidades do aluno tornarem-se protagonistas dos seu próprio processo.

Assim, é fundamental criar um treino personalizado, que desperte o interesse e a motivação interna de todos, dentro e fora de campo. Fora isso, a tecnologia e as ferramentas inovadoras precisam estar cada dia mais presentes. Diante de cenários incertos e imprevistos (como a pandemia de Covid-19), é essencial oferecer possibilidades de ensino que estejam além das quatro linhas de campo.

Além de apostar em metodologias de ensino, manuais de conduta, ter processos bem delineados e ter integração com as demais equipes de trabalho é fundamental pensar em diferenciais que destaque a sua instituição das demais.

O que é marketing para escolas de futebol?  Maturidade digital

Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer. Não é mais novidade que o mundo está mudando e tornando-se cada dia mais tecnológico, conectado e digital. Fora isso, a pandemia acrescentou uma camada extra de complexidade e todos os negócios tiveram que rever suas estratégias.

Quando pensamos o que é o marketing para escolas de futebol, é importante entender que é conceito que está muito além de entregar panfleto no bairro. É inserir sua rede, sua unidade, sua escola na era digital e transformar o ensino do esporte.

O que você está fazendo de fato para adaptar a esse novo contexto? O futebol profissional, por exemplo, conta com tecnologia de monitoramento para garantir a evolução dos profissionais. Você está dentro desse movimento ou está ficando para trás?

 Sabia que existem tecnologias acessíveis e que podem te oferecer a oportunidade de proporcionar um aprendizado absolutamente incrível e diferenciado? A Joga oferece uma plataforma com preço justo e democrático. Entre em contato conosco! 

O aplicativo Joga oferece desde a gestão de atletas até o acompanhamento de jogadores de alto rendimento. Reduza custos no seu clube com um único sistema e ainda tenha um boletim completo dos atletas da sua escola ou clube. Solicite uma demonstração.

TENHA O APP JOGA NO SEU CLUBE OU ESCOLA