Se por acaso “como jogar futebol melhor?” é uma dúvida constante na sua cabeça, está na hora de resolver isso de uma vez por todas. Afinal de contas, nada como solucionar um problema de uma vez só vez, sem enrolação.

Claro que você não vai tornar-se o Messi de uma hora para outra. Futebol é treino, dedicação e disciplina. No entanto, aqui, vamos dar uma boa noção de como sair desse inércia e começar a melhorar seu futebol.

Porque esse é o primeiro passo: parar de procrastinar e acreditar que você pode ser um jogador melhor nas peladas com os amigos ou no futebol descompromissado da galera do trabalho. Iniciativa é tudo.

Depois, é só ter disciplina e treinar bastante. Aquele ditado “a prática leva a perfeição” não foi criado à toa. A cada chute, posse de bola, drible, corrida para chegar do outro lado do campo, você está mais perto de ser o jogador que você quer e pode ser.

Outra coisa bem importante para descobrir “como jogar futebol melhor”: conhecer seu estilo de jogo. Saber informações da sua atuação em campo ou na quadra, como velocidade média, ritmo jogo a jogo, desgaste físico, posicionamento, dentre outras, oferecem insights importantes para você melhorar cada vez mais.

Uma das formas de fazer isso é usando o app da Joga. É gratuito! Só baixar no botão abaixo:

CONHEÇA O APP JOGA

Como jogar futebol melhor: preparando a mente

 

#1 Acredite no seu potencial

Entrar em campo com a confiança abalada nunca vai te ajudar a descobrir como jogar futebol melhor. A chave para aumentar a sua autoestima (e o seu futebol) é reprogramar sua mente sobre o que você pensa acerca de si mesmo. Ser mais positivo consigo mesmo o coloca no caminho de uma autoconfiança melhor em campo. Outras atitudes que podem ajudar:

  • Listar suas principais habilidades;
  • Ter um registro do seu desempenho durante as partidas;
  • Estabelecer metas.

#2 Controle a sua mente

Qual jogador de futebol não sentiu-se mal por não ter atingido o desempenho esperado? Ou que não se afundou em críticas autodepreciativas, relembrando momentos péssimos passados em campo? Sabemos que a mente humana é poderosa e muitas vezes cria cenários inexistentes.

Esses pensamentos julgadores, repletos de fantasmas do passado e algumas projeções irreais do presente, podem arruinar uma jogada genial ou ser a causa da bola passar em cima do gol na hora de bater o pênalti. E por isso, o mindfulness ajuda muito em campo: é uma forma de prestar atenção no propósito, dirigir a atenção ao presente, na jogada do momento.

#3 Concentre-se ao máximo

No futebol profissional, muitas partidas são decididas com a utilização do que chamamos de habilidade psicológicas, as quais, assim como as técnicas, demandam tempo, prática, persistência e sobretudo, conhecimento.

Respondendo a pergunta de “como jogar melhor”, vale ressaltar de que todos os times treinam seus jogadores no quesito concentração. Jogar futebol de forma distraída e com a mente divagante por acarretar perda no desempenho, redução do rendimento e predispor o atleta a mais lesões.

Como jogar futebol melhor: partindo para cima

#4 Condicionamento físico é tudo

Nunca cansamos de repetir: para nós, se você entra em campo, é um craque. E todo jogador que come a bola precisa ter uma preparação física no futebol, no mínimo razoável, para realizar seu papel em campo da melhor forma possível.

Na verdade, além de apenas ser um questão de desempenho e de comemorar o gol com seus parças, um bom condicionamento físico é fundamental para minimizar as lesões e diminuir o desgaste.

#5 Descubra sua posição, posicionamento e função.

Como jogar futebol melhor? Muitas pessoas jogam futebol todas as semanas, fazem esse questionamento semanalmente e mesmo assim ainda não sabem exatamente o que significa os termos posição, posicionamento e função.

Ou ainda a real diferença entre ser um meia, um meia central ou até um meia armador. Se você é um deles, respire em paz. Não é por isso que será vai ser taxado como um péssimo jogador.

Como você é um craque, precisa saber mais sobre isso. Afinal, mudar seu posicionamento e tática no futebol pode ajudar no seu desempenho e te aproximar às suas metas de jogo.

#6 Saiba qual a técnica de chute indicada para você

Como chutar melhor no futebol é uma pergunta que possui diversas respostas. No entanto, temos que concordar que independentemente de qualquer coisa  –  um bom chute é inesquecível.

Chutar melhor no futebol pode ser o seu grande diferencial na partida. Você pode criar um estilo próprio ou ainda desenvolver uma técnica que pode ser a sua especialidade.

#7 Treine seu drible

“Driblar é dar aos pés astúcias de mãos”, disse o poeta João Cabral de Mello Neto. Cara sábio. Afinal o que seria do futebol sem o drible? Saber driblar melhor é algo que todo jogador de futebol precisa buscar – constantemente. 

Para saber como jogar futebol melhor, é importante é ter o controle e o domínio da bola, já que conseguir carregá-la pelo campo permite ao jogador a oportunidade de fazer bons passes e finalizações. Quer melhorar essa técnica? Fizemos um mini tutorial que pode ajudar.

                        Como jogar futebol melhor: dicas finais

#8 Aposte na defesa

Uma das partes mais subestimada pela galera é a defesa, uma marcação consistente evita que o adversário chegue ao gol. E, normalmente, esse é o segredo um bom time: no pior dos cenários, sai um 0x0. Valorize a sua defesa e garanta que seus companheiros façam isso também.

Essa deve ser a dica mais importante: dedique-se na marcação. Se você desempenhar bem essa função, além de ganhar a confiança em si mesmo, vai ganhar a dos companheiros do time e ainda vários pontos com a galera.

#9 Divirta-se

Futebol é beleza, arte, dedicação e esforço. Mas sobretudo, é diversão. Se você se irrita facilmente com um lançamento mal feito, um gol contra ou mesmo em ser substituído, pode ser que o esporte esteja colaborando mais para o seu sentimento negativo do que para seu lazer propriamente dito. Mais importante do que jogar futebol é divertir-se durante a partida.

Para aprender como jogar futebol melhor, você precisa estar preparado para liberar adrenalina, serotonina, afastar o mau-humor, a melancolia e aproveitar todas os benefícios para melhorar a sua qualidade de vida. O que inclui, encontrar seus amigos e passar bons momentos com as pessoas que você gosta. E praticar o melhor esporte do mundo.

#9 Use a tecnologia a seu favor

As tecnologias estão avançando e transformando a maneira que consumimos, vivenciamos, assistimos e praticamos atividades físicas. Enquanto isso, as tecnologias, como os smartwatches, estão transformando os esportes profundamente e elevando o jogo para um nível nunca antes imaginado.

Avanços dos conhecimento, da tecnologia, da análise, coleta e medição de dados performáticos dos jogadores por meio do GPS garantem a evolução do futebol como um todo. E precisam garantir a sua.

O app Joga possui métricas exclusivas para analisar o seu futebol do ponto de vista técnico, tático e físico. A versão gratuita mostra o tempo jogado, a velocidade média, as calorias queimadas, a movimentação minuto a minuto e o posicionamento total por meio de um mapa de calor.

Recentemente, lançamos a versão Premium com dados exclusivos e aprofundados como ritmo total, desgaste físico, arrancadas de ataques, defesas e velocidade máxima. Assim, com certeza, você vai aprender como jogar futebol melhor.

 

CONHEÇA O APP JOGA

 

O monitoramento do seu desempenho é parte importante para conhecer seus limites e explorar todo o potencial do seu corpo.

Com as estatísticas em mãos, é possível fazer a comparação de corrida, presença na área, resistência física e assim buscar treinamentos específicos para as áreas deficientes.

Correr melhor, por exemplo, ou então diminuir o desgaste, são coisas que vão te ajudar muito na hora do jogo. Marcar aquele atacante liso ou então anotar o gol da vitória. O aplicativo de futebol Joga, está aí para ajudar.

O que acha de baixar o Joga? Estamos presentes tanto na GooglePlay (Android) quanto na AppleStore (iOS). Você terá todos os dados em mãos para poder incentivar o seu time a jogar todas as semanas.