Uma das coisas mais lindas de se ver são pequenos brincando com a bola. Ver a criançada se divertindo em um campo, na quadra ou até na rua mesmo traz uma sensação muito boa. Principalmente, porque o esporte é uma ferramenta e tanto no desenvolvimento infantil.

Mas o que o futebol desenvolve? A lista é longa. É um esporte e, assim como todas as atividades físicas, faz bem para a saúde. Preserva o coração, aumenta a massa magra, melhora o condicionamento físico…No entanto, existem algumas particularidades específicas como estimular o cérebro, a coordenação motora, a convivência social. Dentre outras.

Aqui nesse post, vamos mostrar 7 benefícios do esporte para crianças. Acompanhe.

 

CONHEÇA O APP JOGA

     

 

O que o futebol desenvolve? Descubra a importância do esporte

Coordenação motora

No futebol, o cérebro trabalha em conjunto com os músculos, funcionando como um sistema completo. Essa combinação, que chamamos de coordenação motora, permite que os praticantes do futebol realizem movimentos considerados técnicos-táticos.

Por isso que o futebol destaca-se como um esporte chave no estímulo da capacidade motora global. Até porque quanto mais evoluída for a coordenação motora, mais os atletas podem realizar as jogadas estratégicas e com velocidade.

Estimula o cérebro

Estudos mostram que os cérebros dos jogadores de futebol possuem excelentes funções executivas, devido a utilização constante de processos cerebrais responsáveis pelo planejamento e pelo pensamento abstrato.

Isso acontece porque no futebol utilizamos constantemente a inteligência para tomar decisões – as mais assertivas possíveis em pouco tempo. O futebol é um dos únicos esportes que estimula a processar as informações rapidamente e tomar decisões rápidas. Afinal, são muitas surpresas e acasos ao longo de uma partida.

Trabalho em equipe

Jogar um futebol bonito, tanto o profissional quanto o não profissional, envolve sinergia entre a equipe. Para um time demonstrar uma boa atuação em campo, é fundamental a sincronia entre os jogadores: o que só é possível se houver organização e interesse entre todos os envolvidos.

Isso é um dos maiores diferenciais do futebol. Ajuda a desenvolver as habilidades de lidar com o coletivo, estimula a pró-atividade, a empatia e o espírito de equipe.

 

Entendimento das regras

O que o futebol desenvolve? O entendimento das regras. Como todo o esporte, existem um regulamento que precisa ser seguido. Desde as mais básicas, como “Não pode pegar a bola com a mão” até as mais complexas como impedimento, a compreensão de que existem regras e que precisam ser seguida ajuda a compreensão dos pequenos de que não se pode fazer tudo.

Além disso, o futebol ajuda a desenvolver a disciplina ao compreender de que deve manter-se dentro das regras e ouvir o treinador ou professor.

Convivência social

O futebol é uma atividade social, onde a criança tem contato muito próximo com outras. Isso acende o compromisso com a coletividade, o senso de comunidade e a noção de todos trabalharem rumo a um bem em comum. Fora isso, é uma oportunidade de reunir-se com os amiguinhos, desenvolver laços, estimular a interação social e uma oportunidade de conhecer novas pessoas.

Com a evolução das regras e com o convívio dos treinos e campeonatos, as relações sociais tornam-se mais fáceis, naturais e ganham nuances diferentes.

São cinco bons motivos para deixar as crianças brincarem com a bola, não é? Quando nos questionamos “o que o futebol desenvolve” é importante ter em mente esse fatores como também de que cada uma é única e, de modo geral, cada uma constroi uma relação com o esporte diferente.

É fundamental que os pais fiquem atentos em relação as expectativas criadas em relação aos próprios filhos. Pergunte-se honestamente se é isso que o pequeno quer. E lembre-se de que, no fundo, futebol é jogo e também é brincadeira. Mais importante do que jogar futebol é divertir-se durante a partida. Isso serve para adultos e crianças.

CONHEÇA O APP JOGA