Como conseguir condicionamento físico no futebol? Só existe uma resposta para essa pergunta: treinando. Com exercícios de força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação e flexibilidade. Além disso, é importante desenvolver as habilidades motoras de precisão do movimento e a previsibilidade do ambiente. 

Claro que não é fácil. Por isso, essa é a pergunta de ouro. Afinal, para jogar bola minimamamente bem, você precisa correr bem. E para isso, precisa ter uma boa resistência aeróbica e anaeróbica, além de força e velocidade.

Em outras palavras, ter fôlego.

O condicionamento físico no futebol é uma das áreas que mais evoluiu nas últimas décadas. Qualquer equipe que queira sair vitoriosa de uma competição precisa ter jogadores fisicamente preparados. Ainda mais porque a dinâmica do futebol moderno, com ações intensas e diferenciadas, exige cada vez mais dos jogadores.

E agora? Fique tranquilo. Nós da Joga estamos aqui para ajudá-lo.

Condicionamento físico no futebol: aquecimento pré jogo

Se você quer aumentar o condicionamento físico no futebol, saiba que o primeiro passo é aquecer. Muitas pessoas subestimam os exercícios de aquecimento, no entanto, eles são muito importantes porque preparam o corpo para a partida além de evitar lesões. Além disso:

  • diminuem o tempo de reação motora;
  • refinam a execução dos exercícios;
  • melhoram o nível de força, velocidade, agilidade, resistência;
  • sobem a temperatura corporal;
  • aumentam o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos músculos;
  • alongam as articulações.

Enfim, o aquecimento prepara a sua “máquina” para todos as situações dentro do exercício físico. Então, na próxima vez que vestir o meião, atente-se ao aquecimento. Essa sequência simples de apenas dois movimentos fazem uma grande diferença:

Exercício 01 – 4×1 (Bobinho)

Organize o time em quatro jogadores. O objetivo de ambos é manter a posse da bola pelo maior tempo possível. No meio, coloque uma pessoa que tenta roubá-la. Dá uma olhada no treino da seleção brasileira.

Exercício 02 – 3×3

Duas equipes de três jogadores disputam a posse de bola, sempre em movimento. Os jogadores devem deslocar-se constantemente pelo campo do jogo. Se a bola ou alguém parar, a equipe perde a posse. O time que conseguir trocar cinco passes sem interrupção marca um ponto.

Confira no vídeo abaixo mais três exercícios para aquecer em grupo:

Condicionamento físico no futebol: modelos de treino

Para ganhar condicionamento físico no futebol, é interessante fazer treinamentos mais direcionados e incluir exercícios mais específicos na sua rotina para trabalhar capacidades motoras como força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação e flexibilidade.

Além disso, devemos nos atentar para algumas habilidades motoras específicas, visando a previsibilidade do ambient, a  organização e a precisão do movimento.

Veja abaixo uma sugestão de treino:

#1) Escada de agilidade

Sabe aquelas cordas que parecem uma amarelinha usadas em treinos funcionais? Elas são perfeitas para um deslocamento linear (de dentro para fora) e melhorar ainda mais a agilidade. Uma sugestão é fazer de 10 a 20 repetições. Esse vídeo mostra outros 15 exercícios:

#3)Pratique corrida

Meia hora de corrida é o suficiente para você melhorar seu condicionamento físico no futebol. Intercale cinco minutos de corrida suave, 20 minutos de intensos e cinco de suaves.

#4) Cone de agilidade

Utilize oito cones, um ao lado do outro, espalhados em paralelo ou em pares, com uma distância mínima de três passos largos entre eles. Na sequência, corra em volta de cada um, fazendo um movimento de zigue-zague. Faça repetições de três a quatro série, com 30 repetições, indo e voltando. Dá uma olhada em mais tipos de exercício no vídeo:

#5) Pilometria

Isso significa pular igual a um sapo, em cinco séries de 10 pulos distantes. Pratique uma vez por semana. Não existem dúvidas de que é uma excelente maneira de ganhar condicionamento físico no futebol.

#6) Barreiras de salto

Coloque uma barreira de salto, uma em frente da outra. Salte entre elas com as pernas juntas intercalando com ou sem intervalo. Faça de duas a três séries com 10 repetições.

Condicionamento físico no futebol: dicas finais

Algumas orientações essenciais que devem ser levados em conta, principalmente, na hora do aumento do esforço muscular – o que deve, essencialmente, ser gradual. Do mais leve para o mais intenso.

  1. Lembre-se de que os exercícios que envolvem consideravelmente a musculatura não podem ser precedidos de outros na mesma intensidade. Como dissemos acima, músculos cansados têm mais chances de lesões.
  2. Outra dica importante é que os exercícios técnicos/táticos devem ser feitos antes. A fadiga normalmente reduz a capacidade de aprendizagem.
  3. Treinos que tenham gestos explosivos ou rápidos não podem ser precedidos por exercícios de cargas pesadas. Por exemplo: exercícios de resistência cansam os grupos musculares envolvidos.
  4. Se você não curte treinar sozinho, mobilize a rapaziada e revezem em pequenos grupos, atacando e defendendo dentro dos conceitos e princípios do jogo.

Para finalizar, os treinos precisam ser sequenciais, ou seja, um precisa estar em concordância com o treino anterior e preceder o treino seguinte. Por isso, não é recomendado que trabalhe-se na mesma intensidade  e nas mesmas capacidades físicas durantes treinos seguidos.

Condicionamento físico no futebol: use a tecnologia a seu favor

pelada regular e estabelecida semanalmente com seus amigos pode ser um dos primeiros passos para melhorar o condicionamento no futebol e ter uma vida mais saudável.

Para tornar a prática do esporte mais fácil e aumentar ainda mais o desempenho, pode contar o app da Joga. Nosso aplicativo oferece a viabilidade de um jogador amador ter acesso às mesmas informações que um profissional.

Tenha os seus dados em mãos, durante e depois da partida e consiga tomar decisões mais assertivas e melhorar o desempenho. Seu jogo torna-se mais divertido além de aproximar sua equipe dos grandes times profissionais!

Correr melhor, por exemplo, ou então diminuir o desgaste, são coisas que vão te ajudar muito na hora do jogo. Marcar aquele atacante liso ou então anotar o gol da vitória. O aplicativo de futebol Joga, está aí para ajudar.

CONHEÇA O APP JOGA