Como conseguir condicionamento físico no futebol? Essa é a pergunta de ouro. Afinal, para jogar bola minimamamente bem, você precisa correr bem. E para isso, precisa ter uma boa resistência aeróbica e anaeróbica, além de força e velocidade.

Em outras palavras, ter fôlego. E não é a toa que esse post é um dos mais lidos aqui no blog. Resolvemos atualizá-lo recentemente com novas informações acerca de como ganhar condicionamento físico no futebol.

Principalmente, sobre como é importante ter informações sobre o seu desempenho em campo.

Com as estatísticas em mãos, é possível fazer a comparação de corrida, presença na área, resistência física e, assim, buscar treinamentos específicos para as áreas deficientes.

Correr melhor, por exemplo, ou então diminuir o desgaste, são coisas que vão te ajudar muito na hora do jogo. Marcar aquele atacante liso ou então anotar o gol da vitória. O aplicativo de futebol Joga, está aí para ajudar.

CONHEÇA O APP JOGA

     

Separamos seis exercícios que são uma pedida e podem ser realizados sozinho ou com grupos de até 30 pessoas.  Utilize no treino com a galera e aumente ainda mais a motivação do time.

Nós, da Joga, queremos que o futebol amador tenha as mesmas possibilidades do profissional. Acreditamos que jogar em grupos, além de gerar benefícios para a saúde, traz vantagens das esferas pessoais e sociais. Por isso, sempre estamos falando sobre isso!

06 exercícios para ganhar condicionamento físico no futebol

Para ganhar condicionamento físico no futebol, é interessante fazer treinamentos mais direcionados e incluir exercícios mais específicos na sua rotina. Veja abaixo uma sugestão de treino:

#1) Aquecimento muscular

Comece com um  trote leve de aproximadamente 15 minutos ao redor do campo. Depois, faça atividades dinâmicas como saltos, polichinelos, agachamentos, mudanças de direção, arrancadas e depois, chutes, matadas no peito, cabeçadas e outras situações de jogo.

#2) Escada de agilidade

Sabe aquelas cordas que parecem uma amarelinha usadas em treinos funcionais? Elas são perfeitas para um deslocamento linear (de dentro para fora) e melhorar ainda mais a agilidade. Uma sugestão é fazer de 10 a 20 repetições.

#3)Pratique corrida

Meia hora de corrida é o suficiente para você melhorar seu condicionamento físico no futebol. Intercale cinco minutos de corrida suave, 20 minutos de intensos e cinco de suaves.

#4) Cone de agilidade

Utilize oito cones, um ao lado do outro, espalhados em paralelo ou em pares, com uma distância mínima de três passos largos entre eles. Na sequência, corra em volta de cada um, fazendo um movimento de zigue-zague. Faça repetições de três a quatro série, com 30 repetições, indo e voltando.

#5) Pilometria

Isso significa pular igual a um sapo, em cinco séries de 10 pulos distantes. Pratique uma vez por semana. Não existem dúvidas de que é uma excelente maneira de ganhar condicionamento físico no futebol.

#6) Barreiras de salto

Coloque uma barreira de salto, uma em frente da outra. Salte entre elas com as pernas juntas intercalando com ou sem intervalo. Faça de duas a três séries com 10 repetições.

Pareceu difícil incorporar esses exercícios na sua rotina diária? Crie treinos coletivos. Aproveite para reunir os amigos, fortalecer o laço e conhecer novas pessoas. Além da interação social, o futebol cria o compromisso do esporte coletivo e é um dos poucos esportes que podem virar um hábito facilmente.

Condicionamento físico no futebol: dicas finais

A pelada regular e estabelecida semanalmente com seus amigos pode ser um dos primeiros passos para melhorar o condicionamento no futebol e ter uma vida mais saudável.

Para tornar a prática do esporte mais fácil e aumentar ainda mais o desempenho, pode contar o app da Joga. Nosso aplicativo oferece a viabilidade de um jogador amador ter acesso às mesmas informações que um profissional.

Tenha os seus dados em mãos, durante e depois da partida e consiga tomar decisões mais assertivas e melhorar o desempenho. Seu jogo torna-se mais divertido além de aproximar sua equipe dos grandes times profissionais!

 

CONHEÇA O APP JOGA