O futebol como lazer é uma das alegrias do brasileiro. E aquela pelada de todas as semanas com os amigos é sagrada. Você mais do que ninguém sabe disso, afinal de contas, não tem nada melhor do que juntar os amigos, rir e descontrair. E, claro, relembrar aquela caneta, aquela jogada e aquele golaço.

Por mais que os seus companheiros de time sejam mais “bola murcha” do que “bola cheia”, reunir a todos numa terça-feira, às 22h, por exemplo, é o ponto alto da semana. O pessoal do Fantástico teria material de sobra para vários programas.

Mas nem todo mundo segue a cartilha dos bons modos futebolísticos. Sempre tem um cara que falta, alguém desmarca, outro arranja aquele compromisso de última hora. Muitas pessoas que encaram o futebol como lazer e  terminam não se comprometendo inteiramente – como deveriam.

Por isso que fizemos esse post. Para te ajudar a pensar em estratégias para unir o time igual o Felipão fez na Copa do Mundo em 2002 (você lembra bem o resultado final, né?) e fazer com que a galera compareça em peso na tradicional pelada semanal.

O futebol como lazer pode ser levado a sério. Vamos mostrar como aqui.

Futebol como lazer: como engajar a galera 

Como fazer seus amigos comparecerem na partida de futebol? A melhor forma de fazer seu time comparecer completo em uma partida é incentivar a união de todos. Valorizar esse momento de descontração e desestresse.

Para reunir seu time e garantir a diversão que só o futebol como lazer pode trazer, o segredo é: motivação. Isso significa explorar o que cada um mais preza dentro de uma partida, o que move cada um, o que faz uma pessoa sair de casa no meio de uma noite chuvosa, por exemplo.

Assim, fica mais simples pensar em como incentivar a todos, já que são tantas pessoas diferentes com pensamentos tão diferentes. Outra maneira é identificar os perfis de boleiro de cada um do time. E depois, aplicar estratégias motivacionais direcionadas para cada um deles.

Separamos aqui quatro perfis de boleiros que, com certeza, têm no seu time de futebol como lazer. Assim, com as nossas dicas, você vai conseguir conquistar a fidelidade de cada um deles.

Futebol como lazer: descubra o perfil da galera 

Perfil #1 – O artilheiro  

Todo mundo tem um amigo metido a Cristiano Ronaldo. Aquele que chega com o corte diferente, brinco de brilhante, gasta um dinheirão com a melhor chuteira, aquece antes de começar e tem como amuleto uma tatuagem no antebraço direito: “artilheiro”.

Conseguir a atenção do artilheiro é fácil. Primeiro, porque ele já gosta de futebol mais do que da mãe dele. Depois porque é só dar um empurrãozinho a mais que o cara vai aparecer em simplesmente todos os jogos.

Que tal estimular o cara a se superar a cada jogo com seus dados performáticos? Ou avaliar a sua nota final em cada partida? Ou ainda comparar seu desempenho com seus outros amigos?

Essa massageada no ego vai trazer seu amigo artilheiro de volta sem pensar duas vezes, e é claro que ele vai adorar compartilhar seus resultados nas redes sociais.

Perfil #2 – O Geração Saúde

As pessoas jogam futebol por lazer pelas mais diversas razões. E uma delas é melhorar a sua qualidade de vida praticando um dos melhores esportes para isso.

Aqui entra em cena o seu amigo saudável. Aquele cara que vê o futebol como uma forma de melhorar seu corpo para outros desafios. De ter um ótimo condicionamento físico e/ou aperfeiçoar a respiração. Já foi comprovado que controlar a sua respiração pode aumentar a sua resistência física e rendimento.

Esse é aquele cara que sempre tem uma barrinha de cereal, bananas ou algum suplemento na bolsa para repor as energias logo após o treino.

Para fisgá-lo, é importante mostrar a importância do futebol para a sua qualidade de vida. Se ele souber a distância percorrida em cada partida ou ainda o número de calorias queimadas, com certeza, o amigo geração saúde vai voltar todas as semanas.

Perfil #3 – O zueira

Sempre tem aquele cara que quer na verdade tirar onda com todo mundo. No final da partida, é o que vai relembrar de cada lance errado dos perebas do time e fazer piada no vestiário por semanas.

Peraí, esse cara é você?

Ótimo! Também tem uma maneira de te estimular a comparecer nas partidas semanais.

Se você tivesse em mãos uma forma de avaliar o desempenho de cada um do time? Imagine o quanto de piada isso pode gerar? O quanto as peladas iam ser mais engraçadas? O quanto iria unir o time?

Perfil #4 – O apaixonado

Apaixonado por futebol, claro. Esse é seu amigo que ama futebol mas prefere ficar nos bastidores do que com a bola nos pés. O passatempo do cara é ver simplesmente todas as mesas redondas, assistir todos os jogos, montar seu time no Cartola, acompanhar a página do time e comentar.

Só que ele não é tão bom de bola, gosta de jogar, mas não vê a necessidade de calçar uma chuteira para estimular esse amor pelo esporte.

Esse é o mais difícil de conquistar. Mas também temos uma arma secreta: mostrar a chance dele analisar o futebol dos seus amigos. Esse rapaz é normalmente mais analítico, adora tecnologia e gostaria muito de saber mais sobre o estilo de jogo de cada um.

Oferecer para o apaixonado a chance dele conhecer mais sobre futebol na teoria pode facilmente trazê-lo para a prática.

Futebol como lazer: conheça seu real desempenho

Saber qual o seu real desempenho em campo e como melhorá-lo traz motivação à equipe. Quantas vezes, depois do jogo, você e seus colegas conversam como melhorar o futebol da galera?

Seu amigo sai cara a cara com o goleiro, mas na hora de guardar aquela bola na gaveta…. isola para a arquibancada. Qual a sua reação? Cornetar? Rir? Lamentar o gol perdido? Ou todas elas juntas?

As brincadeiras e os comentários pós-jogo fazem parte da alegria do futebol como lazer. Com o uso de um aplicativo para peladeiro como do Joga, o qual além de mensurar o desempenho de cada um e ainda mostra um ranking geral de todos que jogaram na partida, a resenha no grupo no Whatsapp pode ganhar um toque de tecnologia a mais.

 Oferecer a oportunidade de você sentir-se como um craque é exatamente uma das missões da Joga. Nós somos uma uma startup de inteligência e análise de dados performáticos para futebol.

O nosso aplicativo oferece a viabilidade de um jogador amador ter acesso às mesmas informações de um profissional. Com seus dados em mãos, durante e depois da partida, é possível tomar decisões em nome de um melhor desempenho, tornar o seu jogo mais divertido e aproximar sua equipe dos grandes times profissionais. Afinal, os craques são vocês.

Joga é sua comissão técnica. Entregamos sua avaliação de desempenho no campo, na quadra ou no society. Agora você conta com um monitoramento ainda mais completo usando seu smartwatch, wearable ou relógio inteligente. Baixe agora gratuitamente! 

CONHEÇA O APP JOGA