Feche os olhos por um momento e imagine que você está em campo. Seja criativo, pense em uma jogada real e relembre a sensação da partida. Agora volte aqui para o texto e responda: nessa visualização mental, você estava com a bola? Apostamos que sim.

O futebol é um esporte coletivo onde cada um dentro das quatro linhas possuem funções específicas, seja defender o gol, seja criar uma situação de superioridade numérica em relação ao adversário.

Essa harmonia entre os jogadores é o que acrescenta beleza e movimento ao jogo. No entanto, por mais que todos os posicionamentos sejam importantes, quando pensamos em um momento triunfal na partida, a bola está nos nossos pés.

Você está lá, conduzindo-a, avançando, e então, finalizando em direção ao gol. Utilizando o princípio tático fundamental da penetração ali mesmo, na prática. Na raça.

Penetração no futebol: uma breve história

Mais do que um simples termo. Dentro da lógica de jogo, a penetração é utilizada para progredir, construir ações ofensivas, criar vantagem posicional e alcançar o objetivo final: finalizar. Por essas e por outras, é considerada a essência do futebol.

Podemos dizer que esse princípio tático fundamental é utilizado desde quando o jogo foi inventado na Inglaterra, quando o futebol basicamente consistia no ato de conduzir a bola, chutar em direção ao gol e tentar atacar o adversário a todo instante.

Naquela época, o esporte era quase como uma guerra entre os dois times, resumia-se a quem conseguia chegar mais longe e finalizar ao alvo. No começo, o futebol era um jogo de puro contato, com disputas constantes por espaço e a única direção possível era ir para frente. Por essas e por outras, era muito violento.

Nós, brasileiros, contribuímos com a evolução do futebol ao acrescentarmos o gingado e alegria a essa jogada. Pode-se dizer que a penetração foi onde alcançamos a nossa glória, reinventamos o esporte e mostramos para o mundo como se joga com graça e habilidade.

O que é a penetração no futebol?

Garrincha, Jairzinho, Pelé, Ronaldo, Ronaldinho, e Neymar: jogadores que partem pra cima do adversário, que não tem medo de ser agressivos e ir em direção ao gol, driblando e levando a bola com velocidade.

Essa é a qualidade técnica e a habilidade que nos deu destaque dentro do futebol mundial, algo que conquistamos com as peladas na rua, conduzindo por espaços reduzidos, seja na quadra, seja na areia – ali, no 1×1.

Quando dissemos lá no início do texto de que na visualização mental provavelmente você estaria com a bola é porque ao jogarmos futebol, independentemente do lugar ou o jeito que for, temos um interesse e um objetivo em comum: tê-la sob nosso domínio.

E a queremos porque como bons brasileiros, é da posse da pelota fazer a magia acontecer. Independentemente da ação técnica ser um chute, um passe, um drible ou uma condução, ter a bola nos pés é a essência do jogo.

Como funciona a penetração no futebol?

A penetração é dividida em dois momentos: com e sem bola. Com a bola seria a ação do drible, do 1×1, enfrentamento. E sem bola seria com movimentos de ultrapassagens, rupturas de linha, fintas, entre outros. O que as duas têm em comum é o fato de ser realizada com o objetivo de lhe deixar próximo a baliza adversária para que a próxima ação seja a finalização ou assistência.

 

Exemplificando numa mesma imagem os dois tipos de penetração, com (vermelho) e sem (branco) bola.

 

 

 

Penetração com bola realizada

 

 

 

 

Penetração sem bola realizada

 

 

 

 

Com o jogo cada vez mais rápido e com menos espaço, temos estar atentos e concentrados, principalmente no último terço do campo, para realizar uma boa penetração.

Isso inclui não perder a posse e ter visualização completa daquele local para antecipar as nossas ações. A penetração inclui ter coragem e iniciativa para tomar as decisões e orientar seus companheiros na progressão pelo campo com mais facilidade.

Dicas para realizar uma boa penetração no futebol

Vamos retomar o que foi dito até aqui: a penetração é utilizada para progredir e construir ações ofensivas, criar vantagem posicional com o objetivo de finalizar.

Nós, brasileiros, contribuímos com a evolução do esporte ao acrescentarmos o gingado e alegria a essa jogada. A penetração também acontece quando você está sem a bola.  Você pode driblar com quando for o portador, como também pode realizar ultrapassagens e movimentos de ruptura que levam a receber a bola no último terço.

Para finalizar, vamos dar umas orientações finais de como realizar uma boa penetração: utilize a vantagem cinética ao seu favor. Aquele momento onde o corpo já está em movimento e o marcador vai ter que reagir a sua ação.

Assim, você pode ganhar na velocidade ou induzir ao erro através de um drible e partir para o 1×1. Se estiver livre, pode finalizar ou realizar um passe de primeira. Tenha essas ações em mente na hora do jogo.

Estar ciente das suas opções é meio caminho andado para realizar uma boa penetração.

Lembrando sempre que quem tem a bola é o portador dela e é jogador mais visado em campo, sendo responsável por ditar o ritmo da jogada e conduzir suas decisões, criando situações vantajosas para o ataque. Isso você sabe bem.

Portanto, realizar penetração é mais que um simples termo, engloba o papel central do jogo e do esporte que tanto amamos. Por isso é a essência do futebol.

*Escrito pelo time Joga com a colaboração dos profissionais João Vítor Wan-zuit e Guilherme Pereira do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e do Futsal – Universidade Federal de Santa Catarina (NUPEDEFF-UFSC) 

Referências bibliográficas:

Princípios Táticos do Jogo de Futebol: conceitos e aplicação. Rev. Motriz, Rio Claro, 2009.Teoldo da Costa, I. Garganta da Silva, JM. Greco, PJ. Mesquita, I.

 A pirâmide invertida: a história da tática no futebol. Jonathan Wilson, tradução André Kfouri – 1ª ed. – Campinas, SP; Editora Grande Área, 2016.

CONHEÇA O APP JOGA