E ai boleiro? Vai ser desafiante mostrar técnicas de futebol de campo talvez você não conheça. Mas nós, da Joga, adoramos um desafio. Esperamos que no final desse post, você sinta-se motivado a explorar novas habilidades e nuances do seu jogo.

E que na próxima partida, jogue melhor do que na última.

A nossa intenção não é fazer o papel do treinador mala, dando umas dicas como “apoiar o pé ao lado da bola para que seu chute seja seguro”. A ideia aqui é falar sobre uns macetes, aqueles que as escolinhas não ensinam, para elevar o seu futebol descompromissado.

Até porque você não precisa ser tecnicamente perfeito para mandar bem na pelada com os amigos. Para ser um bom boleiro, existem fatores mais importantes do que a técnicas de futebol de campo engessadas.

Vamos compartilhar com vocês a sabedoria popular. Aquela que se aprende na prática.

Antes de falarmos realmente sobre isso, vale a pena ressaltar que existem tecnologias que oferecem informações precisas, como distância percorrida, posicionamento em campo, ritmo minuto a minuto, entre outras, e que te ajuda a descobrir mais sobre seu estilo de jogo. Como o app Joga. Baixe a versão gratuita e leve seu futebol a outro nível.

Técnicas de futebol de campo: defendendo

como jogar futebol depois de velho?

Uma das partes mais subestimada pela galera é a defesa, uma marcação consistente evita que o adversário chegue ao gol. E, normalmente, esse é o segredo um bom time: no pior dos cenários, sai um 0x0. Valorize a sua defesa e garanta que seus companheiros façam isso também.

Essa deve ser a dica mais importante: dedique-se na marcação. Se você desempenhar bem essa função, além de ganhar a confiança em si mesmo, vai ganhar a dos companheiros do time e ainda vários pontos com a galera.

Uma pessoa que defende bem, mesmo que seja tecnicamente fraco, pode desempenhar um papel valioso dentro do time – se for comprometido na defesa. Além dessa dica, seguem ainda algumas técnicas de futebol de campo para melhorar sua defesa.

  1. Aposte no um a um

Se seu time estiver defendendo utilizando o esquema um a um, escolha um adversário e fique nele até recuperarem a bola. E não desmarque-o por nada. Ainda, se for preciso, avise seus companheiros de que está marcando aquela pessoa.

Um ponto importante: sempre esteja atrás do cara e nunca deixe que seja ao contrário. Pelas costas, você consegue ter domínio da movimentação.

     2. Evite o bote

Outra dica essencial: na hora em que estiver marcando, segura a emoção e evite recuperar a bola. A ideia é sempre  “cercar” o adversário, ficar na frente dele e não deixá-lo passar por você nem chutar a gol.

Dar o bote na hora errada pode resultar no rival passando por você e e deixando o caminho livre. E se por acaso, um gol sair dessa jogada amigo, a culpa vai ser sua.

   3. Você vai morrer. Mas com dignidade. 

Bom, provavelmente,  você não tem mais o mesmo físico da sexta série. Então, a chance de você ficar com a língua de fora nos primeiros minutos da partida é muito alta.

Na verdade, o normal é terminar os primeiros 10 minutos já pensando na cerveja. Aqui no nosso blog, temos várias dicas sobre condicionamento físico só que deixamos o macete separado para esse post: considere descansar na defesa.

E morra com dignidade por lá!

Técnicas de futebol de campo: atacando

como ganhar arrancada no futebol

Se seu time estiver atacando e você não estiver com a bola, não esteja no mesmo espaço que um dos seus companheiros. Pense comigo: se isso acontecer, o cara da bola terá apenas uma opção de passe, em vez de duas.

Por isso, essa é a primeira dica quando falamos de ataque sem a bola nos pés. Observe a movimentação de sua equipe. Olhe ao seu redor e perceba os espaços livres. Quando vir um, saiba que é ali que você deve estar. Seguem outras técnicas de futebol de campo para arrasar no ataque:

  1. Jamais fique parado

Não seja um peso morto, jamais. Se você estiver no ataque, nunca fique parado. Vá atrás do jogo. Corra em direção ao próprio campo para ser uma opção na hora do passe. Mesmo que não toquem a bola para você, movimente-se e  escolha os espaços livres para estar disponível no momento certo.

Isso vai cansar bastante. Quando você estiver exausto, converse com algum parceiro da equipe que esteja descansado e peça para fazer o papel de movimentação na frente. E como dissemos acima, recupere o fôlego na zaga.

    2. Esteja seguro

Muitas pessoas pensam que o pior erro na pelada com os amigos é perder um gol na cara. Acredite, pode piorar. Na verdade, o pior erro é perder a bola na zaga e oferecer o gol ao adversário. Esforce-se para não ser esse cara.

Por isso, jogue seguro. Se você tiver técnica, pode ousar. Só tome cuidado para não ser o mala fominha. Lembre-se sempre : futebol é um esporte coletivo. O objetivo não é você brilhar (por mais que você secretamente pense sobre isso).

*

Para finalizar, uma dica extra: ignore os malas. Indepedentemente de onde você for jogar, sempre vai ter uma pessoa desagrádavel,  aqueles caras que não param de falar, reclamam sem parar e fazem com que o que seria divertido vire um verdadeiro pesadelo.

Ignore. Deixe que falem. E faça seu jogo.

E claro, não podemos deixar de falar sobre isso, uma das formas de mensurar seu desgaste físico é analisar seus dados performáticos em campo. O autoconhecimento é uma ferramenta para alcançar uma performance de qualidade. Como dissemos acima, você consegue fazer isso por meio do aplicativo da Joga.

CONHEÇA O APP JOGA