Organizar o futebol entre amigos deveria ser algo simples e divertido assim como o jogo em si. Mas todo mundo que se propõe reunir 14 pessoas para jogar em uma quarta-feira à noite sabe que é trabalhoso.

Como qualquer grupo, os amigos da pelada são diferentes. Existem aqueles que confirmam e não faltam nunca. Também existem aqueles que desmarcam na última hora e os que nem avisam – simplesmente não vão.

Por mais que o grupo para reunir os jogadores no Whatsapp seja o mais divertido de todos, você como organizador oficial do futebol quer que as pessoas encarem com alguma seriedade. E se comprometesse da mesma forma.

Afinal, por mais descontraído que seja a partida, é importante ter uma organização mínima para funcionar.  Até porque é um jogo sem arbitragem.

Esse é um dos nossos posts mais lidos do blog e por isso, resolvemos atualizar com algumas das nossas experiências.

Nós jogamos bola todas às quartas-feira, afinal, uma empresa de tecnologia para futebol precisa investir na experiência incrível de praticar o esporte mais popular do mundo. Se você morar em Floripa e quiser bater uma bola com a gente, MANDE-nos uma mensagem!!! Por ser no Instagram (@wearejoga) ou no Facebook! 

CONHEÇA O APP JOGA

 

Bom, vamos mostrar como estabelecer regras básicas e ainda umas sugestões de apps para garantir a organização sem estresse. Confira.

Regras básicas para organizar o futebol entre amigos

Na vida, nem todas as regras precisam estar escritas em pedra para serem entendidas e quando reunimos amigos para jogar bola isso fica bem claro. Quem aqui já leu algum regulamento explicando o que pode ou não pode dentro de uma pelada?

No entanto, se sua equipe ainda é totalmente juvenil no assunto, listamos alguns pontos interessantes que precisam ser discutidos. Assim, todos ficam em comum acordo e param o jogo somente quando for necessário.

1) Escolha dos times

Como separar os times? Nosso engenheiro Data Science Fernando Papi é o cara que organiza a pelada Joga. Para ele, a dica é: coloque os amigos para jogar juntos.

Além de ficar mais divertido e engajar a galera, as pessoas sentem-se a vontade de criticar caso alguém não toque a bola ou esteja fazendo corpo mole.

Também é interessante equilibrar os talentos da pelada. Se um time fica muito mais forte do que o outro, o jogo fica mais chato.

2) Faltas

E as faltas? Sem um juiz, fica difícil definir um critério para parar o jogo. Aqui cabe o bom senso da equipe como um todo:  jogador no chão ou colega machucado é motivo de sobra para a bola deixar de rolar momentaneamente. 

E ofender a mãe do amigo? Normalmente é falta. Depende do clima e intimidade da equipe. A ideia é reunir todos os jogadores antes de todas as partidas e alinhar. Times que jogam sempre juntos, definem regras para faltas, naturalmente.

3) Tempo de jogo

Assim como as regras para a faltas, uma boa conversa antes da partida pode definir o tempo, como por exemplo, 10 minutos. 

Tem equipes que gostam do estilo hardcore, quando todos estão esgotados ou quando apagam a luz do campo. Vai de cada um, importante é apenas combinar antes.  

Como melhorar meu drible?

4) Impedimento, lateral e escanteio

A lateral é quando a bola passa pela linha, simples. Pode ser cobrada com as mãos e com os pés. Já o escanteio é quando a bola passa pela linha de fundo. Ou quando todo mundo vê que passou. Normalmente, é cobrado com as mãos no campo e com os pés no futsal.

E o impedimento? Todo peladeiro aprende a ser honesto desde muito cedo. O juiz fica na própria consciência então a regra é confiar nos amigos e acreditar que ninguém vai querer levar vantagem.  Não tem jeito.

Apps para organizar o futebol entre amigos 

Existem apps para organizar o futsal e adicionar mais diversão à pelada com a galera. São aplicativos considerados úteis para os responsáveis por organizar o futebol semanal, adicionar funcionalidade extras, como desempenho e análise de dados e até manter o controle dos pagamentos.

Separamos algumas opções:

  1. Fintta

Esse app notifica sempre que alguém confirma ou dispensa a presença no jogo – que ajuda e muito para não perder tempo. Ainda possui uma funcionalidade de planejamento financeiro, em que é possível gerenciar e ver quem já pagou e realizar as cobranças necessárias.  

  1. Peladeiros

É um app bem completo e ajuda a tornar a pelada mais profissional. Além de contabilizar os pontos, permite marcar quem recebeu vermelho, amarelo ou quem marcou os gols. Também conta com um módulo financeiro, para administrar receitas e despesas. Sempre mostrando quanto que existe no caixa.  

  1. Appito

Além de ser possível reservar quadras, você pode confirmar se vai ou não pelo aplicativo – que manda notificações para todos os jogadores. É possível também montar seu perfil: quem curte ser um jogador profissional, pode selecionar  modalidades como ataque, habilidade, defesa e força e dar uma nota.

  1. Joga

O app Joga possui métricas exclusivas para analisar o seu futebol do ponto de vista técnico, tático e físico.

A versão gratuita mostra o tempo jogado, a velocidade média, as calorias queimadas, a movimentação minuto a minuto e o posicionamento total por meio de um mapa de calor.

Recentemente, lançamos a versão Premium com dados exclusivos e aprofundados como ritmo total, desgaste físico, arrancadas de ataques, defesas e velocidade máxima.

E agora, vamos lançar uma funcionalidade MUITO daora para incentivar o lado social do futebol. Você cria o seu próprio código, envia para seus amigos e convida-os a entrar no seu grupo.

Ali, todos terão acesso aos cards de monitoramento das métricas de cada um dos jogadores e podem visualizar qual foi o destaque da temporada. Além de descobrir onde existem pontos de melhorias para a evolução do time como um todo.

Nós da Joga queremos que o futebol amador tenha as mesmas possibilidades do profissional. Acreditamos que jogar em grupos, além de gerar benefícios para a saúde, traz vantagens das esferas pessoais e sociais. Por isso, sempre estamos falando sobre isso!

Com as estatísticas em mãos, é possível fazer a comparação de corrida, presença na área, resistência física e assim buscar treinamentos específicos para as áreas deficientes.

Correr melhor, por exemplo, ou então diminuir o desgaste, são coisas que vão te ajudar muito na hora do jogo. Marcar aquele atacante liso ou então anotar o gol da vitória. O aplicativo de futebol Joga, está aí para ajudar.

O que acha de baixar o Joga? Estamos presentes tanto na GooglePlay (Android) quanto na AppleStore (iOS). Você terá todos os dados em mãos para poder incentivar o seu time a jogar todas as semanas.

CONHEÇA O APP JOGA