Qual a diferença entre recepção e domínio? Bom, recepção, como o próprio nome diz, é o ato de receber a bola ou interromper a sua trajetória. Você pode fazer isso com os pés, a coxa, o peito, com a cabeça ou qualquer parte do corpo que não seja os braços e as mãos porque a regra não permite. Mas isso, você, boleiro de longa data, já sabe.

Apenas alguns momentos antes da recepção, o atleta tenta ter controle da bola. É justamente essa ação que chamamos de domínio. É auto-explicativo: dominar a redonda. Explicamos esses dois conceitos para que você possa visualizar que não são exatamente movimentos diferentes ou opostos, e sim, complementares. A recepção, domínio e posterior controle de bola são indissociáveis.

Essa a sinergia dessa tríade de movimentos táticos é um dos fundamentos base do futebol. Você recebe a bola, amortece e depois, conserva próxima de si, mantendo sua posse e parte para uma próxima jogada. Em suma, a recepção, domínio e controle da bola nada mais são que uma ação composta de três fases que inclui receber a bola com diferentes partes do corpo (menos a mão e o braço), mantê-la sob seu controle e dar sequência a ação.

Despertou sua curiosidade? Continua com a gente que só melhora.

Qual a diferença entre recepção e domínio? Entenda melhor

recepção ou domínio

Vamos continuar conversando sobre fundamento técnico da recepção, domínio e controle da bola. Como você descobriu na introdução, o  domínio é a forma de amortecer a bola ou recebê-la depois de passes ou arremessos e, dar continuidade às ações do jogo. Este fundamento técnico é de grande importância no jogo de futebol até porque uma simples falha pode acarretar em um gol do adversário.

A recepção é realizada de diferentes maneiras:

Rasteira: Quando o passe é pelo chão e a recepção acontece com os pés, de forma rasteira, é recepcionado com a coxa.

Parabólica: Quando acontece o famoso lançamento, chamado de parabólica, é recepcionado tanto de cabeça quanto de peito ou de coxa.

É um movimento versátil, executado com o peito, com o pé (partes externa, interna, sola e “bico”), com a coxa ou também com a cabeça. O jogador pode fazer uma recepção saltanto ou apoiando os pés no chão. No entanto, para a ação ser efetiva é importante que a bola fique em condições de ser jogada e pronta para uma ação posterior.

Assim, para dar sequência a jogada, ou seja dominá-la é fundamental estar atento aos fatores temporais e espaciais relacionados com a velocidade e a trajetória da bola. Além de claro, conscientizar-se do espaço disponível para o domínio. O controle da bola é o que finaliza a jogada.

Qual a diferença entre recepção e domínio? Como desenvolver

Vamos aplicar toda essa teoria na prática? Ao analisar a sequência dos movimentos de recepção, domínio e controle, fica evidente que existem pré-requisitos básicos para uma boa execução desta habilidade. Eles são:

  • Equilíbrio;
  • Coordenação dos movimentos;
  • Flexibilidade;
  • Total atenção;
  • Visão da bola.

Para desenvolver cada uma desses, é importante treino e dedicação. Disciplina e repetição. E colocar em prática na pelada com a galera ou com um parça em um treininho casual de domingo. Para te ajudar nessa importante missão, separamos alguns conteúdos do blog da Joga para cada um dos itens:

Equilíbrio

Busque sempre o equilíbrio para diminuir as surpresas

Desmarcação: antecipe suas jogadas, crie espaço e ganhe tempo

Marcação com bola: descubra como ficar na cola do adversário

Coordenação dos movimentos

Truques para o cérebro: como melhorar o desempenho no futebol
Finalização no futebol: conheça 3 dicas essenciais para melhorar seu chute a gol

Dribles no futebol: dicas práticas para fazer a diferença

Flexibilidade

Alongamento no futebol: porque é tão importante?

Treino simples para ganhar condicionamento físico no futebol

Quer aprender jogar futebol como um profissional? Essas dicas podem ajudar

Total atenção

Mindfulness para jogadores: aumente seu desempenho com meditação

Controle da mente no futebol: como melhorar seu desempenho

Saiba qual a importância do sono para atletas

Visão da bola

Marcação sem bola: aprenda o conceito e tire de letra

Marcação com bola: descubra como ficar na cola do adversário

O que é visão de jogo no futebol?

Isso aí amigo ou amiga boleira. Treine e execute bem os fundamentos de domínio de bola com ambos os pés. Saia da zona de conforto e use o seu pé não dominante. Isso é bom para aumentar o controle da bola.

E, por último, não tenha pressa: primeiro trabalhe em aperfeiçoar sua técnica, e depois melhore seu controle. Para finalizar, vale lembrar que para executar uma boa recepção, domínio e controle, é fundamental desenvolver sua consciência corporal. Não saber nada sobre como é seu real desempenho no jogo afeta a qualidade da sua partida.

Pense em como você poderia melhorar sabendo qual foi a sua distância percorrida, a consistência tática, o desgaste e o ritmo durante o jogo?  Ter consciência dessas informações, além de motivar, podem te levar a alcançar excelentes resultados físicos e táticos. Melhorar o seu drible pode ser uma delas.

Leve seu futebol ao próximo nível com seu relógio ou celular: baixe agora mesmo o aplicativo da Joga para atletas inquietos.

O aplicativo Joga oferece desde a gestão de atletas até o acompanhamento de jogadores de alto rendimento. Reduza custos no seu clube com um único sistema e ainda tenha um boletim completo dos atletas da sua escola ou clube. Solicite uma demonstração.

TENHA O APP JOGA NO SEU CLUBE OU ESCOLA