Quando criança, você não pensava em outra coisa que não fosse aprender a jogar futebol e ser o próximo Ronaldo ou Neymar.  Muita coisa aconteceu, os planos mudaram… e você tornou-se um esforçado atacante da pelada e um grande craque no churrasco pós-jogo. 

Essa situação é muito comum. Apesar de não ter seguido a carreira como jogador profissional, você ainda pode tornar-se o camisa 10 da turma, dar o se melhor e melhorar a sua atuação em campo.

Todos sabemos que a preparação extra campo de jogadores é extremamente desgastante. Qualquer atleta de alto rendimento faz diversos sacrifícios para chegar ao resultado esperado.

Você não precisa de tanto esforço assim mas pequenas mudanças de hábito podem elevar consideravelmente o seu nível. Vamos te mostrar algumas dicas simples que farão você aprender a jogar futebol melhor e atingir um nível mais próximo do profissional.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é baixar gratuitamente o app Joga e analisar suas métricas durante a partida. Descubra seus pontos fortes, explore-os. E depois, conheça seus pontos fracos e enfrente-os.

Envolva-se com seu futebol!

Dito isso, vamos lá.

CONHEÇA O APP JOGA

     

 

Como aprender a jogar futebol?

#1 Não deixe a musculação de lado

A preparação física é fundamental. Para que você tenha a explosão do Neymar e a força no chute igual o Roberto Carlos é preciso, por exemplo, investir na musculação.O trabalho de fortalecimento principalmente de membros inferiores (pernas) é essencial para o ganho de velocidade, força e resistência.

Um estudo revelou que atletas que faziam agachamentos, por exemplo, tinham mais impulsão e arranque em relação aos que não realizam esse exercício.O treino de força é uma necessidade não só do futebol profissional, como também do amador.

É importante intercalar dentro da sua semana de jogos os treinamentos específicos. Por isso, procure um educador físico, treine de forma correta e voe em campo.

#2 Faça um esforço e alimente-se melhor

Uma alimentação balanceada também é uma das chaves para o bom desempenho durante o jogo. Por meio de uma dieta equilibrada é possível diminuir o cansaço, aumentar o tempo de atividade intensiva, como futebol, e recuperar os músculos depois de uma partida. Ou seja, um ganho de saúde e tanto, não?

Invista em carboidratos de baixo índice glicêmico (como batata-doce) antes dos treinos. Já no pós, coma proteínas e carboidratos simples. Faça refeições fracionadas com bastante frutas, verduras e legumes. Hidrate-se muito.

Agora, sabemos que você não pode ficar 40 dias sem fritura. É difícil. Em momentos de comemoração, após um jogo complicado ou após aquela classificação suada no campeonato, é importante permitir esses momentos de prazer.

Ou seja, aquele churrasco para comemorar o resultado da rodada de quarta a noite do campeonato amador ainda está liberado.

E não é a gente que está dizendo isso não.  Essa é a orientação da nutricionista da Seleção Brasileira na Copa de 2014.

#3 Alongue-se em TODOS os jogos

Essa prática deve ser seguida por pessoas de qualquer idade, não há contra indicação. Ainda mais dentro da prática esportiva.

O alongamento é um consenso dentro da medicina esportiva como prática que evita lesões e aumenta o rendimento dentro de campo. Com alguns exercícios, você ganha flexibilidade, estica os músculos e protege as articulações para as mais diversas situações de jogo.

O ideal é alongar-se antes de entrar em campo e depois do término do jogo.

É importante trabalhar todas as partes do corpo, membros inferiores e superiores. Somente assim a sua musculatura estará preparada e aquecida para realizar as jogadas.

#4 Fique atento ao seu posicionamento

Onde você precisa ser um expert no futebol para saber que melhorar o posicionamento e tática no futebol é importante entender melhor sobre a sua movimentação dentro do campo.

Os melhores times são aqueles que o lateral ou o zagueiro realmente desarmam o adversário e não precisam pensar duas vezes antes de fazer um lançamento.   Existem tecnologias que podem te ajudar nesses casos, entre elas está o app Joga.

O autoconhecimento é uma ferramenta para alcançar uma performance de qualidade. O autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento. Usando o Joga em suas partidas, você não precisa mais ser o jogador de um grande time para ter acesso ao monitoramento dos seus dados.

Pense em como você poderia melhorar sabendo qual foi a sua distância percorrida, a consistência tática, o desgaste e o ritmo durante o jogo? Ter consciência dessas informações, além de motivar, podem te levar a alcançar excelentes resultados físicos e táticos.

Dar um toque a mais na bola pode fazer toda a diferença entre conseguir chegar na cara do gol ou ser desarmado lá atrás por um marcador.

Existem tecnologias que podem te ajudar nesses casos, entre elas, está o app Joga. Baixe o app gratuitamente e fique por dentro das métricas do seu futebol.

Com o Joga instalado no seu celular, você também terá acesso a outras informações, como posicionamento e distância percorrida para melhorar o seu desempenho de campo.

CONHEÇA O APP JOGA

     

O que acha de baixar o Joga? Estamos presentes tanto na GooglePlay (Android) quanto na AppleStore (iOS). Compartilhe nas redes sociais com a hashtah #wearejoga!