O que acontece quando você não se concentra na partida? Todas aquelas metas esportivas traçadas não serão alcançadas e a pelada semanal com os amigos pode passar rapidamente de momento da semana de desestressar para o auge da frustração.

E em apenas 90 minutos, aumenta a chance de você desanimar com a prática de um esporte que possui inúmeras qualidades para melhoria da sua saúde.  

O fator psicológico sempre esteve em destaque quando falamos de futebol de alto nível. Um jogador capaz de manter o foco e a concentração durante os principais lances pode alcançar resultados superiores e mostrar o seu melhor.

A capacidade de esquecer o lance (decepcionante) anterior e retomar a concentração em pouco tempo é um fator decisivo e que pode determinar o rumo de toda a partida. Os grandes jogadores da história usaram como arma o controle da mente e da ansiedade para tornarem-se verdadeiras lendas.

E você pode fazer isso também. Como? Vamos mostrar aqui.  

Dicas para concentrar-se melhor na partida

No futebol profissional, muitas partidas são decididas com a utilização do que chamamos de habilidade psicológicas, as quais, assim como as técnicas, demandam tempo, prática, persistência e sobretudo, conhecimento.

Todos os times treinam seus jogadores no quesito concentração. Jogar futebol de forma distraída e com a mente divagante por acarretar perda no desempenho, redução do rendimento e predispor o atleta a mais lesões.  

Como eles fazem isso? Separamos algumas dicas práticas dos melhores clubes para ajudar a melhorar a concentração durante a pelada semanal com os amigos.

#Mantenha o foco

Nossa mente possui dois estágios, o “circuito narrativo” onde a maioria de nós se encontra, o tempo todo e o  “circuito da experiência direta” que é o que nos permite entender o que está acontecendo conosco, no presente. É importante lembrar que se um circuito está ativo, o outro está inativo. Os dois não funcionam juntos.

Por isso, desenvolver a sua atenção plena é uma das maneiras mais eficazes para manter o foco na jornada. Você alcança isso por meio da meditação diária, em práticas como o mindfulness.

#Seja gentil consigo mesmo

Sabe aquelas conversas internas que todo mundo tem consigo mesmo? Seja gentil quando elas acontecem. A maioria das pessoas critica-se severamente em cada falha e mentaliza agressões contra si mesmo. Por isso, seja complacente no seu diálogo interior.

Estudos mostram aqueles que desenvolvem autocompaixão controlam a ansiedade e reduzem o estresse. Comece dizendo frases simples e boas sobre como ‘você consegue fazer isso’. E veja os resultados.  

# Converse com você

Para complementar o item acima, crie frases simples para estimular o movimento que tem mais dificuldade, como “acerte o gol”. Direcione a atenção por meio desse estímulo focalizando o pensamento desejado por meio da ação desejada. Essas frases simples são um bom exemplo de como um pensamento positivo pode realizar boas jogadas.

Exercitar a sua concentração no momento presente é uma das formas de alcançar o seu sucesso como jogador profissional. Assim como dialogar consigo mesmo estimulando ações diretas, acertar o gol na hora de um pênalti ou ainda ser gentil no comentários mentais.

O que acontece quando você não se concentra na partida são resultados frustrantes e em algumas vezes até lesões. Por isso, esforce-se nesse quesito. Essas dicas irão ajudar.
A Joga é sua comissão técnica. Entregamos sua avaliação de desempenho no campo, na quadra ou no society. Você tem algum relógio inteligente ou pretende ter? Veja se já é compatível com o Joga!

CONHEÇA O APP JOGA