Amigo jogador amador, você acorda todos os dias pensando que precisa melhorar o seu futebol?

Achamos justo. Afinal, vamos pensar em como o futebol é importante na sua vida. Você nasceu no País do futebol. Quando começou a dar os primeiros passos, ganhou a camisa do time do coração – e provavelmente de alguém que é muito importante para você. 

Pode ter sido seu pai, sua mãe, seu avô ou outro parente distante e igualmente querido. Não importa. De qualquer forma, você foi levado ao estádio ainda nos primeiros anos e quando percebeu, o futebol tinha tomado conta de você. Passionalmente.

Por isso que agora, você tem a maturidade e o discernimento de saber que tem dias que seu futebol não é bonito. O corpo tá pesado e o jogo não flui como antigamente. Para ser um bom jogador de futebol é importante ter uma boa disposição física e a habilidade com a bola nos pés.

Par ser um excelente jogador, você precisa compreender quais são seus erros e corrigi-los.

Por isso, esse post veio para mostrar alguns sinais que devem ser observados no seu desempenho em campo ou após a partida.

Vamos mostrar algumas evidências de que está na hora de repensar o seu jogo. E para te motivar a ir além, o que você pode fazer para melhorar o seu futebol e elevar a sua performance a última potência. Vamos lá?

05 sinais de que você precisa melhorar o seu futebol

Sinal 01 de que você precisa melhorar seu futebol: termina o jogo acabado

Essa é o primeiro sinal de que você precisa melhorar o seu futebol: você até começa o jogo bem, acompanha a equipe, está sempre nas divididas, corre de um lado para o outro no campo… O problema é que ritmo dura apenas 15 minutos. No final da partida, você está exausto.

Seu problema é a falta de condicionamento físico. E isso não se melhora apenas jogando futebol uma vez por semana. Se fosse simples assim, os jogadores profissionais não precisariam fazer academia, por exemplo.

Os treinos sempre são divididos em técnicos e táticos como também em condicionamento físico e cardiovascular. Se você não quer terminar a partida acabado, precisa fazer outro exercício aeróbico no mínimo três vezes por semana. Acredite: em duas semanas nota-se a diferença.

Esses posts do blog da Joga podem te ajudar:

Sinal 02 de que você precisa melhorar seu futebol: erra os passes com frequência

Você não era assim antes mas ultimamente começou a errar os passes. E isso está realmente te incomodando. Errar passes está normalmente associado com desgaste físico. A jogada está certinha na sua cabeça mas na hora de executar, acontece alguma falha. Isso pode ser uma evidência de que você precisa melhorar o seu futebol. 

Acertar os passes está intimamente ligado com um bom condicionamento físico. Por isso, reforçamos: suas jogadas só vão melhorar se você treinar todas as semanas, fazer atividades aeróbicas como também realizar alguns exercícios para melhorar os fundamentos. Especialmente tratando-se de campos menores, aqueles que exigem movimentos mais assertivos e calibrados.

Saiba mais sobre como melhorar seus passes:

Sinal 03 de que você precisa melhorar seu futebol: confiança abalada 

Um item está ligado ao outro. Se a execução das jogadas for constantemente falha, é natural que a sua autoestima fique cada vez mais baixa. Então entramos em um ciclo vicioso: a confiança abalada faz a execução ser falha e vice-versa.

Falta de autoestima é um grande problema e você precisa trabalhar esses aspecto se deseja melhorar o seu futebol. Todos os grandes jogadores precisam confiar no seu jogo. Acreditar em si e nos seus resultados não é algo que se consegue do dia para a noite – assim como o condicionamento físico.

Vem com treino, prática, repetição dos movimentos e, principalmente, da análise dos seus dados de desempenho durante a partida. E uma dica: comece sempre com fundamentos menos ousados para aumentar cada dia mais a sua confiança.

Alguns conteúdos para te estimular a ir além:

Sinal 04 de que você precisa melhorar seu futebol: distrair-se durante as partidas

Sua cabeça anda na lua durante o jogo: você pensa no seu chefe, no que precisa fazer no outro dia…tudo menos o que está fazendo naquele momento. Sem ter cabeça totalmente imersa na partida, fica difícil alcançar um bom desempenho.

A causa da sua distração pode ser tanto ansiedade quanto estresse. O que no final das contas, estão totalmente interligados um com o outro.

Mas olha que coisa boa: o futebol pode ser exatamente uma ótima forma de relaxar. Todos sabem como que o exercício físico ajuda no combate do estresse devido a liberação de endorfina, serotonina e dopamina.

Por isso, o que acha de se concentrar no jogo todas as vezes que notar que está pensando na morte da bezerra? Pratique o seu futebol com toda a intensidade possível. Assim fica fácil descarregar toda a sua raiva e energia, explodir em velocidade e superar-se. (Leia mais sobre como o estresse é inevitável e ser estressado é opcional.)

Mais conteúdos do blog da Jogar para você melhorar a concentração:

Sinal 04 de que você precisa melhorar seu futebol: não sabe sobre seu estilo de jogo

O autoconhecimento é uma ferramenta para alcançar uma performance de qualidade. A mente e o corpo estão interligados e o que ocorre na mente, acontece no corpo e vice-versa. Por isso que o futebol é uma maneira interessante de trabalhar a consciência que temos de nós mesmos. 

Não saber nada sobre como é seu real desempenho no jogo afeta a qualidade da sua partida. Pense em como você poderia melhorar sabendo qual foi a sua distância percorrida, a consistência tática, o desgaste e o ritmo durante o jogo? Ter consciência dessas informações, além de motivar, podem te levar a alcançar excelentes resultados físicos e táticos.

Uma das formas de fazer isso é utilizando a aplicativo da Joga durante as partidas. Algumas funcionalidade básicas são gratuitas e já te darão um bom panorama sobre como melhorar as suas métricas de jogo.

 

CONHEÇA O APP JOGA

     

 

*

Todos que são apaixonados por um futebol bonito sabem que um grande homem é movido pela vontade de ganhar. E dentre esses, os melhores são movidos por futebol. Dentro das peladas pós expediente, os torneios e os campeonatos amadores, sempre existe a possibilidade de se tornar um vencedor.