O futebol é um esporte dinâmico com transformações constantes. Falamos de algumas delas aqui no blog da Joga quando conversamos sobre cobertura ofensiva, defensiva, penetração e contenção. 

Agora, nesse post em específico, vamos conversar sobre uma das mudanças mais relevantes: melhoria da ocupação do campo efetivo de jogo. Fazendo uma simples comparação com jogos dos anos anteriores com os de hoje em dia, é notável como diminuiu a aglomeração de jogadores perto do portador da bola. 

Hoje em dia, o uso mais racional do espaço ganhou força. Vamos conversar mais sobre isso nos próximos tópicos, assim como discutir a importância do espaço no futebol contemporâneo e como aplicá-lo no seu estilo de jogo. 

O que é espaço no campo de futebol? 

O espaço consiste, principalmente, em aumentar a distância dos jogadores de ataque na largura do campo para gerar dúvidas na marcação (acompanhar ou não o jogador) e, assim, ampliar as oportunidades de recebimento de passes em zonas de menor pressão.

Ou seja, criar espaços significa construir essas situações no jogo onde a defesa adversária tende a ficar mais exposta, aumentando a distância dos seus jogadores e permitindo a formação de corredores nas laterais e no centro do campo.

Como consequência, a compactação das linhas defensivas é dificultada e aumenta a concentração dos defensores próximos da zona de finalização. Isso amplia consideravelmente o tempo de ação dos atacantes.

Ilustramos abaixo como funciona esse movimento:

A importância do espaço no futebol

Em outras palavras, dar espaço dentro do futebol significa facilitar as ações ofensivas da equipe, ampliando as oportunidades para o time jogar efetivamente, dificultando as ações do time adversário. 

Por isso, se você quer melhorar seu futebol aprenda a criar espaço. Posicione-se em regiões mais afastadas, na largura ou profundidade e até em locais mais recuados do campo. Isso ajuda na manutenção da posse de bola e aumenta o tempo de tomada de decisão do jogador. 

Com um jogo cada vez mais rápido, criar espaço dentro das suas jogadas favorece ações acertadas. Além disso: 

  • facilita a progressão dos jogadores de ataque; 
  • mantém ocupação racional do campo de jogo da sua equipe; 
  • compromete os marcadores chegarem na bola.  

Na sua essência, criar espaço é pensar estrategicamente o que nos remete a aquela expressão ‘’um passo para trás para dar dois passos à frente’’. 

Espaço no futebol: essencial para bons resultados  

Lembra do Barcelona comandado pelo Guardiola? Um bom exemplo de como o espaço é importante na criação das jogadas foi a atuação do Daniel Alves no time. Se o jogo estava do lado direito, o jogador estava sempre aberto, facilitando os passes curtos e as triangulações. 

Se o jogo estava no lado esquerdo, realizava uma inversão de bola ou distraia o marcador criando situações vantajosas para o ataque. Veja o vídeo abaixo e entenda melhor com essa aula do Thienry Henry: 

Nesse momento, você deve estar consciente sobre como o espaço pode mudar seu futebol. Mas, é tão fácil na prática? Pense na sua pelada: quanto tempo você consegue ficar sem encostar na bola justamente porque está afastado dos outros jogadores? 

No entanto, é importante manter em mente que quanto mais espaço gerarmos para nós ou para os nossos companheiros melhor será para criarmos chances e oportunidades de progressão e finalização ao gol adversário. 

Vale a pena ficar mais distante e investir em jogadas mais estratégicas. Por mais que dê “coceira’’ e vontade de estar próximo da bola, estar longe é uma boa maneira de contribuir. Lembre-se de que o jogador que está sem a bola é tão importante quanto o que está com ela. 

Assimilar a importância do espaço e acrescentar esse princípio tático no seu jogo é fundamental para evoluirmos o entendimento do esporte e assegurar um alto desempenho. Confie e desfrute da grande satisfação e prazer de vencer uma partida. 

*Escrito pelo time Joga com a colaboração dos profissionais João Vítor Wan-zuit e Guilherme Pereira do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e do Futsal – Universidade Federal de Santa Catarina (NUPEDEFF-UFSC) 

Referências bibliográficas:

Princípios Táticos do Jogo de Futebol: conceitos e aplicação. Rev. Motriz, Rio Claro, 2009.Teoldo da Costa, I. Garganta da Silva, JM. Greco, PJ. Mesquita, I.

 A pirâmide invertida: a história da tática no futebol. Jonathan Wilson, tradução André Kfouri – 1ª ed. – Campinas, SP; Editora Grande Área, 2016

CONHEÇA O APP JOGA